História fotográfica da General Motors – 1

general-motors_page_001_image_0001Eu me diverti muito lendo um livrinho que comprei meses atrás, mas que pelo tamanho diminuto e fila de espera, eu resolvi deixar por último e por isso só o li recentemente. Me enganei, era o melhor livro entre todos que comprei. Trata-se de uma história fotográfica da General Motors, compilada e escrita por um sujeito que trabalhou a vida inteira na Ford. Isso mesmo, e não se engane, o livro é saboroso, instigante e por isso achei que seria uma boa ir publicando algumas de suas mais de 270 fotografias aqui.

O grande mérito deste livro é permitir uma rápida compreensão dos grandes desafios e realizações compreendidos em toda a história da GM. O Autor foi feliz na escolha das fotos e períodos retratados, e com isso expõe toda sua dmiração pela empresa e seus membros, e nos entrega um almanaque cheio de referências importantes para quem, como nós, se dedica a admirar o principal produto da Genral Motors, seus automóveis.

Espero que aproveite o esforço de publicar este material aqui, e as fotos vão em ordem cronológica, conforme no livro. Cada foto têm uma legenda que é uma explicação concisa e agradável do contexto que ela revela, e eu vou traduzir livremente aqui para você aproveitar o passeio. Quem quiser comprar o livro faz um bom negócio, até por que ele é muito barato.

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William Crapo Durant (1861-1947), neto do Governador do estado de Michigan durante a Guerra de Secessão americana, foi o fundador da General Motors e aparece aqui num retrato do início do século XX. Foi um vendedor nato que se associou a Dallas Dort, em Flint, Michigan, em 1886, para formar a Flint Road Cart Co., depois denominada Durant-Dort Carriage Co. em 1895. Depois de acumular uma boa fortuna construindo buggies e pequenas carruagens, Durant foi convencido a investir na nascente Buick Motor Co. em 1904. Apenas 4 anos depois, favorecido pelo sucesso da Buick, ele cria a General Motors a partir da compra de dezenas de outros fabricantes de automóveis e fornecedores de peças, reunidos agora sob o mesmo controle. Mais tarde, quando problemas financeiros o afastam da direção da General Motors em 1911, ele cria a Chevrolet para competir com o Ford T e com isso consegue conquistar novamente o controle da GM em 1916. Durant foi afastado da General Motors em definitivo em 1920.

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Impulsionada pela dupla Durant-Dort, a cidade de Flint, em Michigan, viu sua produção de carruagens e buggies crescer vertiginosamente durante as décadas de 1890 e 1900, quando são comercializadas mais de 100.000 unidades por ano. A cidade de Flint se intitulava a “capital mundial dos veículos”, como se vê nesta faixa sobre uma das principais ruas do centro da cidade em foto de antes de 1900. A indústria de carruagens utilizava os mesmos componentes (eixos, molas, rodas e carrocerias) que seriam utilizados mais tarde na produção de automóveis pela General Motors.

Nota do Blog dos Carros antigos: Mais de 80 anos após esta foto ser clicada, a cidade de Flint veria as fábricas da GM que a tornaram capital mundial do automóvel, serem desativadas e ter início um ciclo perverso de desemprego e pobreza que dura até hoje. Recomendo a quem tiver interesse assistir ao brilhante documentário do Michael Moore, que é natural de Flint, sobre esta época em que a GM era presidida por Roger Smith, chamado” Roger e Eu”. Imperdível.

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As Raízes da General Motores. Na foto acima, vêem-se vários modelos de buggies e carruagens modelo “blue ribbon” fabricados pela Durant-Dort Carriage Co. em exposição durante uma feira por volta de 1900. Repare como pouco mudou desde então se compararmos com a concessionária de carros moderna e suas faixas, cartazes e vendedores sempre à espreita, ávidos por negócios e clientes. Toda a região no sudeste de Michigan, no alvorecer do século XX, era a Meca dos fabricantes de vagões de trens, carruagens, fornos industriais, bicicletas e motores náuticos, criando assim uma grande concentração de trabalhadores especializados que imediatamente se deslocaram para a nascente indústria automotiva americana. Outros fatores que favoreceram o surgimento da indústria automotiva ali foi a existência de capital para investimento, decorrente de atividades como indústrias, mineração e extração de madeira, além da existência de excelente transporte por via ferroviária e fluvial.

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É de Ransom E. Olds o título de ter sido o primeiro americano a exportar um automóvel. O primeiro ‘carro’ de Olds foi esse modelo experimental, movido à vapor, que ele construiu na oficina do pai em Lansing, Michigan. O feito rendeu um artigo na edição de 21 de maio de 1892 da revista “Scientific American”, o que atraiu a atenção da empresa Frances Times Company em Londres, que comprou o automóvel em 1893 e o despachou para a sua filial em Bombay, Índia. Em menos de uma década, automóveis impulsionados a vapor ou energia elétrica seriam superados pela comodidade dos motores de combustão interna.

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Este título, datado de 7 de setembro de 1897, garante à Ransom E. Olds 1.250 cotas de uma total de 5.000 emitidas, na Olds Motor Vehicle Company, sediada em Lansing, Michigan. Olds levou ainda mais 4 anos para projetar um automóvel cuja produção em escala comercial fosse viável economicamente.

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A primeira fábrica da Olsmobile foi em Lansing, Michigan. Depois ela é transferida para Detroit onde foi desenvolvido o modelo “Curved Dash”. Um incêndio destrói esta planta em 1901, mas o protótipo do novo modelo é salvo e a fábrica retorna para Lansing, onde funciona de forma exclusiva até 1936.

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Sempre pioneiro, Olds também definiu um padrão da indústria ao adotar representantes comerciais  no mercado doméstico e estrangeiro, sempre listando em sua publicidade os nomes de todos os seus agentes disponíveis, com se vê no anúncio acima, publicado em 1900. De acordo com as revista de negócios da época, o Curved Dash de Olds foi o automóvel mais popular na Rússia dos czares, no período de 1903 a 1905.

Depois publico mais. Nik.

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11 comentários sobre “História fotográfica da General Motors – 1

  1. maxwedge disse:

    Quem diria que um Olds tenha sido o carro luxuoso mais popular na Rússia no início do século passado…

    Tomara que estes tenham sido preservados em meio de Moskviches, ZILs, Ladas, Volgas, etc…

  2. Mario Buzian disse:

    Nik,

    Primeiramente peço minhas desculpas pela ausência no seu espaço maravilhoso,muitas viagens e o meu serviço anda demandando muito do meu escasso tempo…Mas sempre que puder dou minhas ‘escapadelas’ para ver o que anda acontecendo por aqui…
    Segundamente,linda matéria a respeito da GM,por favor,continue nos mandando fotos & info sobre o assunto…
    E finalmente,deixo aqui o meu abraço ao grande amigo,e a todos os que aqui frequentam esse grandioso blog !!!!

  3. Antonio Ivan David disse:

    Meu caro, estou impressionado com o seu acervo de fotos. Estava pesquisando sobre o automovel, uma vez que farei um breve relato em 4 capítulos sobre o aparecimento deste fenômeno,no jornal da cidade.
    Mas conheço uma estória sobre o aparecimento da GM que diz que os engenheiros da Ford estavam incobformados com a teimosia de Henry Ford em produzir apenas carros pretos. Esses engenheiros então deixaram a empresa e fundaram a GM, daí uma de suas características ser a diversidade de cores. Foi o que ouvi de um primo meu que sabe muito sobre carro; esse primo é um legítimo criador ( inventor do copo descartável para tomar cafezinho.)
    Abraço e serei um viositante constante do seu blog.

    Ivan

  4. Antonio Ivan David disse:

    Olá Nikollas. O primeiro capítulo ficou pronto, acho extenso para colocar aqui no seu blog. Se você permitir envio, mas se preferir mando no seu e-mail (se assim for preciso saber qual o seu e-mail). Abraço.
    Ivan

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