Mais papel para a internet

Eu criei este blog também para compartilhar o monte de revistas e catálogos que eu tenho aqui sobre o automóvel. Quase nada de extraordinário, mas alguma coisa interessante. Porém, logo vi que o grande desafio é como converter papel para o formato digital, o que é um processo demorado e exaustivo.revista_carros_antigos_01revista_carros_antigos_02revista_carros_antigos_03

Foi assim no caso das minhas revistas “Carros à Vista” publicadas de 1956 a 1962 que, além de muito antigas e exigirem um manuseio cuidadoso, são de um formato maior que o A4, ou seja, maior que o scanner comercial mais barato que existe. Assim, para digitalizá-las eu precisei de um scanner A3, mais difícil de encontrar. Mas demos um jeito. Aí, superado este problema, surgiu outro: hoje eu tenho mais de 1.200 páginas digitalizadas só desta revista que, a julgar pelo ritmo com que as tenho publicadas, vão exigir ainda uns 10 anos para virem à tona.

revista_carros_antigos_04

revista_carros_antigos_051Mas isso não é um problema, ao contrário, é a solução. É a solução para o problema do papel estragando na gaveta e que ninguém lê há anos. Você deve ter coisa semelhante em casa, ou conhece quem as trate como segredo de estado. Por isso que eu recomendo a você que, caso tenha algum material interessante, que faça o mesmo que eu e um milhão de pessoas por aí. Publique, compartilhe, pois só assim a memória do automóvel no Brasil e no mundo pode ser preservada, se compartilhada com outros, pois aquilo que se guarda muito certamente se perde um dia. Imagine quantos manuais, folhetos e fotos interessantes estão em gavetas por este Brasil, aguardando novamente a chance de serem lidos, admirados e tidos por úteis novamente? É o que eu aprendi nesta experiência aqui: o blog é o veneno do egoísta, do sovina. Os blogs vão acabar com o prazer dos que guardam esse tipo de história somente para si.revista_carros_antigos_06

Eis então minha humilde contribuição desta semana. São os scans de algumas páginas de uma publicação alemã de 1967, um catálogo de automóveis à venda para aquele ano. Como a publicação é européia, traz todos os carros do mundo, inclusive os americanos, que publico aqui e em boa resolução. A revista foi muito bem impressa e por isso agora você pode reimprimir estes scans em tamanho poster, com uns 97x72cm e boa qualidade. Espero que você goste.

revista_carros_antigos_07

Faço isso por que eu adoro estes catálogos, indíces ou spotter’s guide, e toda forma de organização da história do automóvel em fotos. Quem sabe você também. Aguardo seu comentário e, mais importante ainda, seu blog entrar no ar.

revista_carros_antigos_08

7 comentários sobre “Mais papel para a internet

  1. maxwedge disse:

    Pois é. Eu não tenho dinheiro pra comprar um carro antigo, por isso eu procuro pelos seus catálogos! Desde o fim de 2006 que eu comprando, mesmo que anualmente, pequenas porções de catálogos de concessionárias pelo eBay. Já acumulei 17 peças entre Dodge, Pontiac, Ford, Buick e Chevrolet. Pela alta do dólar não sei se ele ano vou comprar mais esse ano…

    Também procuro por um scanner A3 para parar de “torturar” os meus catálogos, que além de terem grande formato, ainda têm várias páginas. Alguns ainda esperam ser scaniados, ahh se eu tivesse mais tempo…

    Manda aí seu e-mail que eu te mando o material que eu tenho.

  2. Carros Antigos disse:

    Coisas finas que tu tá guardando aí, hein Max? Eu vi umas coisas muito legais em Lindóia esse ano, mas a grande maioria por um preço proibitivo.
    E legal saber que tu tá na mesma luta para digitalizar sem violentar as páginas. Só quem passa por esse necessidade sabe a dificuldade que está por trás de imagens de páginas tão bonitas quanto estas.
    E eu adoraria receber o que tu tem. Vou publicar tudo aqui. Anota aí, por favor: blogcarrosantigos@gmail.com

  3. Dionisio disse:

    Não se esqueça de postar mais coisas sobre as revistas Carro à Vista! HeHe

    Cadê a tabela de preços dos carros novos e usados no Rio de ’56 que você prometeu postar?

    Vida longa para ti.

  4. Carros Antigos disse:

    Você têm boa memória, ainda por cima! Tô ferrado! ;)
    Domingo eu posto, ok? Prometo. Ah, e prepare-se que achei uma outra, com duas ou três páginas, muito mais completa, numa edição seguinte.
    É de abalar os cabelos!
    Abraço, Nik.

  5. Carros Antigos disse:

    Alguém que gosta tanto quanto você eu só que com mais dinheiro disponível! ;)
    Escreva para este amigo aqui, ele têm vários em SP e queria me vender mas acho que não foi possível. É Bernardo e ele vai se lembrar que conversamos m6es passado, com certeza. Ele têm coisas interessantes: bernardobirchal@hotmail.com
    Abraço, Nik.

  6. maxwedge disse:

    Podem até ser finas sim, mas que consegui após muita pesquisa, afinal, como já disse, é só uma vez ao ano que rola. =)
    Se fosse numa loja como a McLellan’s Automotive aí sim eu teria gastado uma grana preta, mas se eu tivesse comprado lá, tenho certeza que nem teria metade do que tenho hoje.

Deixe um comentário

