Corvette display

O prezado Luís está escrevendo sobre seu próximo carro, um Sting Ray 1963, lá no Antigomóveis, pois que ainda há vagas na garagem e tostões a serem gastos! E isso me lembrou esta história, que eu contei pela metade aqui outro dia. É fato até antigo, mas vai que você não conhece, eu conto assim mesmo.

A General Motors produziu por anos a fio o Autorama, exibição itinerante de carros conceito, veículos de linha e da tecnologia por trás do seu grande negócio. Para ilustrar este show, ela se valeu de diversos artifícios, um deles eram os displasys e cutaways de motores, caixas de transmissão e inclusive automóveis inteiros, que eram deslocadas juntamente com este grande circo por centenas de cidades dos Estados Unidos.

Foi por isso que ela mandou construir o display de um Corvette 1963 para o Autorama daquele ano, que eu já mostrei aqui e se vê na foto abaixo, em exibição num dealer de uma pequena cidade americana. A peça é um prodígio de habilidade e elegância, veja você mesmo.

A função deste display era exibir ao público toda a tecnologia em funcionamento do novíssimo Corvette “split window” 1963 e, para isso, ao toque de um botão e com o auxílio da hidráulica, erguia toda a carroceria diante de visitantes admirados, exibindo seu chassi e o lindo motor V8 327 injetado. Coisa muito chique, portanto.

A idéia deve ter dado muito certo, posto que foi mantida até pelo menos 1965, como se vê neste display abaixo. Repare que é o Vette 65 e não mais o 63, acima.

corvette_cutaway

Este display, o de 1965, foi amplamente empregado no Autorama daquele ano, ao fim do qual ele viajou sem destino por diversos lugares na América do Norte, terminando em uma escola técnica na África do Sul, anos depois. Nos idos de 95 retorna ao EUA e, em 2007, 42 anos depois de construído, é arrematado em leilão por US$704.000,00. O sujeito que comprou esta peça admirável afirma que a Chevrolet chegou a construir 5 displays como este, mas o paradeiro daquele display de 1963 é ignorado.

Talvez já esteja lá em Minas, mas é o Luís quem deve falar sobre isso, não eu. ;)

O leilão deste tesouro está gravado aqui, onde se vê com riqueza de detalhes todo o seu funcionamento.Vale a pena assistir.

Só para terminar, fica a pergunta: como que uma empresa que fabrica um display (nem digo carro) destes pode estar falida? Vixe!

Via Corvetteblogger.

Anúncios

4 comentários sobre “Corvette display

  1. Felipão disse:

    Como é que podem estar nessa situação. Concordo com vc. Numa porporção menor, lembro do lançamento do Omega em um Salão do Automóvel (vixe, como faz tempo). Eles fizeram um show em uma área grande do stand, onde um camarada cortava o carro com uma espada. Depois, divido em dois, percorria uma certa área, onde podiamos visualizar o carro inteiramente por dentro. Inesquecivel…

  2. Carros Antigos disse:

    Pois é, taí uma coisa que seria muito bacana se estivesse guardada num museu, em exibição. Mas, museu no Brasil e GM não se dão muito bem, não, vide Ulbra.
    Agora, lançamento do Omega…??? Pegou pesado, hein, Felipão! ;)

  3. Felipão disse:

    Pois, é, Nik… E o pior foi aquele leilão com os carros do museu da marca. Eu mesmo não sei em que pé ficou, depois de lacrarem o museu no final do ano passado. Acho triste e a história sempre se repete. Alguém faz de tudo para preservar a história e, depois de algum problema, os carros se perdem. Parece até um caso sem solução, quando analisamos o caso da Gm.

  4. Carros Antigos disse:

    A notícia das últimas semanas é que o novo Reitor descobriu que o Museu inteiro,na verdade… pertence ao antigo reitor, é mole? Ou pelo menos a maior parte dele, li no Última Hora dia desses e lá no Simca. Que coisa, um dos melhores acervos do mundo é de um cara só e não da fundação que nunca pagou imposto, a qual o governo acusa de uma séria de irregularidades… Enfim, aqui, por motivos diversos dos de lá, as coleções acabam por outro jeito. Mas acabam!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s