Lindóia 2009 – Kiblinger 1907

São coisas como esta que justificam ir à Lindóia. Onde mais poderia eu admirar um carro do início do século XX? No caso, um Kiblinger de 1907?

Buscando na internet, aprendo que o velho Henry Ford comprou um igual para o seu museu, nos anos 30. E que o criador do mesmo, W. H. Kiblinger de Auburn, Indiana, foi um daqueles pioneiros da história do automóvel do qual raramente ouvimos falar. Pouco mais descobri, inclusive consultando duas robustas enciclopédias aqui, a única referência ao Kiblinger é na verdade sobre o seu sucessor, o automóvel McIntyre, com características mais modernas, motor de 12hp e 4 cilindros, fabricado entre 1908 e 1914. O resto da história você pode ler aqui, neste link e neste, de forma complementar.

A Magneto, empresa de restauração e dona do veículo, nos fez um grande favor levando este automóvel para Lindóia. Agradeço a oportunidade. Enfim, os Kiblinger são parte da história do automóvel. Fantástico poder ter visto um!

Por último, a foto do único outro Kiblinger 1907 que eu encontrei, no caso de um que é parte do acervo do R.E. Powell Museum em Washington, USA. Depois, o exemplar exposto em Lindóia.

Para ver os outros posts e fotos de Lindóia 2009, clique aqui.

encontro_lindoia_2009_027encontro_lindoia_2009_028encontro_lindoia_2009_030encontro_lindoia_2009_031encontro_lindoia_2009_03211907_kiblinger_a1

Ainda encontrei no Google Books mais informação sobre Kiblinger e seus automóveis. inclusive a gravura abaixo. O texto, parte de um livro, pode ser lido aqui.

kiblinger_buggie

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s