Lindóia 2009 – FN Légère de 1913

Depois do Kiblinger e do Packard, Lindóia me concedeu mais esta oportunidade de ver – e tocar – em uma raríssima motocicleta belga, fabricada pela Fabrique National de Herstal (FN) em 1913. Esta é de apenas um cilindro, mas o dono têm outra, idêntica, porém com quatro cilindros em linha. Esta motocicleta foi, segundo o dono, muito pouco usada, tenho sido importada para uma loja da região de Santos Dummont em Minas Gerais e raramente utilizada. Inclusive pela dificuldade em ser dirigida, suponho.

Ele, o dono, gentilmente me explicou muito sobre o complexo uso e funcionamento desta motocicleta, que foi de vanguarda em sua época, inclusive por usar cardan e não correntes, mas honestamente não guardei muito – é muito diferente do que conheço por motocicleta. Prefiro deixar você com as fotos, este site formidável que conta a história das motocicletas FN e o site do dono, que mantém o interessantíssimo Museu Duas Rodas, aqui mesmo no Rio de Janeiro e que eu desconhecia, mas que ainda visito este ano.

Para ver os outros posts e fotos de Lindóia 2009, clique aqui.

encontro_lindoia_2009_088encontro_lindoia_2009_098encontro_lindoia_2009_091encontro_lindoia_2009_103

Para ver as outras fotos desta motocicleta fantástica, um pedaço eloquente de história, clique no link abaixo. Depois do pulo, vêm o mergulho.

Anúncios

Um comentário sobre “Lindóia 2009 – FN Légère de 1913

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s