Jennie é um gênio! (Bewitched)

Como você sabe, a razão de existir deste blog é justamente poder enxergar os automóveis antigos em sua época, quando novos em folha e em uso cotidiano. Muito antes, portanto, de se tornarem os Ovos Fabergé de hoje em dia, intocáveis e admirados à distância. Por isso que me valho dos mais variados artifícios e recursos para chegar até eles nesta condição tão preciosa e pouco considerada, principalmente pelos neófitos do antigomobilismo, e que eu acho tão importante, que é a perspectiva histórica do automóvel. Assim, busco em jornais de época, fotos de família, comerciais, filmes e seriados de TV – viva o Youtube! – tudo que puder me ajudar nesta busca.

Eis que achei mais uma fonte, e adivinhe só você qual. Você deve se recordar daquele seriado da TV chamado “Jennie é um Gênio”. Lembrou-se? Você também achava muito chato? Eu achava. Assisti alguns, mas nunca me interessei muito pelas improváveis travessuras da feiticeira e sua mãe mais do que irritante. Eu achava tudo muito inverossímel, enfim. Mesmo para uma feiticeira.

bewitched

O que eu não sabia naquela época é que a série (chamada “Bewitched” no original em inglês), que foi ao ar pela rede ABC entre 1964 e 1972 nos EUA, foi fortemente patrocinada pela General Motors e, por isso, seus episódios são uma vitrine do melhor que Detroit produziu na época. E que época!

Assim, carros interessantes apareceram no programa que, pela época em que foi produzido, traz o creme de Detroit como pano de fundo, algumas vezes até como personagem principal do episódio, como foi o caso do carro super esportivo Reactor Mach II, mas disso não vou tratar agora.

Abaixo, algumas cenas e os carros que desfilaram junto à bruxinha Samantha e um comercial para a TV do Camaro de 1967, associado à fama do seriado. Uma lista completa de todos os carros usados no programa está aqui. Cada jóia rara…

tn_darrensride2tn_samantha1tn_sammagicallyputtingtiresonacorvatn_lotsofvettes1tn_lotsofvettes2tn_darrenandthecamarotn_camarotn_427vettetn_427vette1

8 comentários sobre “Jennie é um gênio! (Bewitched)

  1. smarca disse:

    Hahaha … eu quando criança adorava “A Feiticeira” e “Jeannie é um gênio”.

    Mas tem um outro seriado de época pouco tempo depois que você deveria observar também chamado “Chips”, 2 policiais rodoviários que vivem seus episódios em cima de suas motos Kawasaki na estradas da Califórnia.

    Talvez encontre algo do seu interesse por lá.

    [ ]s.

  2. Izabelle Costa disse:

    Olá!
    Belo blog. Muito interessante mesmo.
    Realmente olhar novamante faz a diferença.
    Ao contrário de você, eu amava tanto a Jeannie, vivida pela atriz Barbara Eden quanto à feiticeira Samantha. São dois seriados diferentes. O primeiro é de um a”gênia” e o segundo, de uma feiticeira.
    O legal é que como são de um tempo em que as fábricas estavam em auge, os carros não poupavam em luxo e detalhes extraordinários.
    Eles aparecem mais em Bewitched do que em Jeannie por causa do patrocínio.
    Hoje, esses seriados passam no Nickelodeon, na madrugada, e é possível, para mim, não apenas recordar as ingênuas magias, mas também observar arquitetura, costumes, indumentária e… carros

  3. Carros Antigos disse:

    Então eram dois seriados???? Sério? Ué, então talvez o outro seja melhor, Izabelle!!! ;)
    Brincadeiras à parte, eu não sabia que eram dois. Que coisa. Bom saber que pasam no Nickelodeon, vou tentar gravar e rever. Na verdade, à distância tudo fica melhor, é um dos efeitos colaterais da nostalgia, nõa é mesmo. Vou assistir!
    A propósito, sou fã do seu blog.
    Abraço, Nik.

  4. Guilherme Gomes disse:

    Nik, belo post, muito interessante mesmo!!

    há uns anos (cinco ou mais) passava na rede TV, eu achava muito tolo também, mas sempre pescava algum carrão!! é justamente como você falou!! me lembro de uma cena em que eles iam a uma loja de carros e ao fundo apareceu vários Impala 63!! veja que ainda me lembro disso!! fantástico!

    Reparou na foto em que a personagem faz o carro “levitar”? viu o cilindro hidráulico levantando o carro??? hahhaha é até engraçado…

    abraço,

  5. Carros Antigos disse:

    Vou ver essa série de novo. Adora admirar os carros nas cenas. Quanto ao cilindro, é do elevador. Na verdade, a mágica ali não é levitar o carro, mas sim instalar os pneus sem as mãos, viste? Coisas de bruxas!

Deixe um comentário

