Google (não) deletou as fotos da LIFE!

Guilherme, o médico-jornalista mais rápido do Oeste de Minas, já mostrou que eu não sei nada de inernet. As imagens estão lá, graças a Deus. E ao Google. Valeu, Guilherme!

Desde a semana passada eu tenho percebido umas diferenças nos resultados de buscas dentro do acervo de fotos da LIFE Magazine que, como sabemos, foi disponibilizado na web poucos meses atrás pelo Google. carrosantigos_wordpress_372

Realmente, na primeira vez que eu acessei o banco de dados, por indicação de um amigo aqui deste blog, eu fiquei espantado com a quantidade de fotografias de produtos e pessoas que normalmente não se divulgam por aí. Como é o caso da General Eletric, Du Pont, Ford, Firestone, Frank Sinatra, Muhammed Ali e a lista continua.

carrosantigos_wordpress_32

Eu percebi que havia algo errado quando eu digitei a palavra “Chevrolet” para acessar o nome de um fotógrafo que, eu me lemrbava, fotografou temas relativos à companhia e outro assunto que me interessava. Qual não foi a minha supresa com o resultado desta busca.carrosantigos_wordpress_33

Ao contrário de outras vezes, o resultado não foi de 12 páginas inteiras, cada uma com dezenas de fotos e cada foto ligada a muitas outras. Na verdade, o Google me deu como resposta apenas 3 fotografias sob o index “Chevrolet”.

carrosantigos_wordpress_34

Depois do espanto, veio a resposta, que é simples: a GM descobriu que fotos de alto valor histórico e econômico estavam de graça na mão do povo e pediu, polidamente, ao Google que as retirasse do ar. E ele, contrariando a liberdade de expressão e divulgação que diz representar, tirou tudo do ar. Absurdo.

carrosantigos_wordpress_39

Com isso, desapareceram registros preciosos dos primeiros Corvettes em testes, das linhas de montagem e até mesmo de túneis do vento e do departamento de desgin e criação da Chevrolet, Buick e Olds, que me lembro bem. O estrago deve ter sido grande, não chequei tudo, mas desapareceu muita coisa. É isso, todas estas fotos sumiram, para sempre.

Ainda bem que eu tenho backup de tudo…carrosantigos_wordpress_351

Bom, de tudo o que eu pude encontrar. Só para você ter idéia, reuni mais de 3.000 fotos do acervo da Life relacionadas ao automóvel de alguma maneira. E olha que a imensa maioria das fotos de lá não estão indexadas corretamente, logo, ainda havia muito o que ser descoberto. dodges_1953

De qualquer forma, é uma pena. Eu cheguei a achar que aquele acervo maravilhoso ficaria ali por muitos e muitos anos, para ser vasculhado e revirado frequentemente e com isso revelar seus tesouros. Ainda mais, eu aguardava ansioso o muito que ainda seria publicado sobre os anos de ouro de Detroit, pois estima-se que paenas 30% do total do acervo havia sido publicado. Pelo visto, estes registros fotográficos caíram na noite da memória, mais uma vez. Uma pena.

carrosantigos_wordpress_30

4 comentários sobre “Google (não) deletou as fotos da LIFE!

  1. Carros Antigos disse:

    Guilherme, apareceu aqui agora também. Olha, não estou ficando doido ainda, mas até ontem à noite, em casa, não aparecia. O que será isso? Estranho…. Não vou deletar o post não, deixa o mico aí, se for o caso.

  2. Guilherme Gomes disse:

    Nik, é que eu tinha um link da Chevy salvo em e-mail, daí foi direto… Não sei também o que pode ter acontecido… Seria um grande pecado sumir todas essas fotos! Imagina, eu querendo mais e eles tiram as que já tem!!!

  3. Carros Antigos disse:

    Nem me diga uma coisa dessas! Fiquei aliviado com a sua notícia. E concordo, ainda acho que tem muita coisa por vir. Mas não vou deletar o post não, deixa a turma que quiser me gozar aí! Abraço, Nik.

Deixe um comentário

