Califórnia, 1950: carpe diem!

Estas fotos dispensam palavras, mas não resisto à tentação de algumas poucas, se me permite.

Você vai ver fotos da Califórnia em 1950, o primeiro ano de uma década tumultuada e que definiu muito do que somos ainda hoje.

É, ainda, a América recém saída do pós-guerra, Hitler havia se suicidado apenas cinco anos antes, não se pode esquecer. Os homens e mulheres que aparecem aqui testemunharam Varsóvia, Dresden e Hiroshima. Pela idade que aparentam ter, certamente que combateram na Europa e sofreram as consequências da guerra, seja de forma direta ou indireta. Portanto, este dia de sol na praia foi um dia muito especial e de muita felicidade para estas pessoas. Por este motivo, acredito, elas merecem nossa deferência e gratidão. E respeito.

Falando de automóveis, a maioria da frota de automóveis dos EUA era composta de veículos produzidos antes da guerra ou nele baseados. Os novos Studebaker chegaram poucos anos antes, o primeiro Ford poucos meses antes destas fotos. Música? A Surf música ainda era uma promessa e os rádios que estes carros tinham era sofríveis, o mundo ainda era mais silencioso então.

Ainda, estas pessoas são os pioneiros do surf, não se esqueça! Veja as pranchas, a paisagem pujante e quase virgem da Califórina e os sorrisos nos rostos deles. Felizes, não?

Por último, este é o tipo de foto que me fez começar este blog, compartilhar minhas leituras. São aquelas fotos que, se observarmos em silêncio, bem de perto, parecem sussurrar para nós diretamente do passado, algo como “carpe diem… carpe diem!”

Fotos pelo brilhante Loomis Dean, do qual já publiquei várias aqui.

carrosantigos_wordpress_com152carrosantigos_wordpress_com09carrosantigos_wordpress_com10carrosantigos_wordpress_com19carrosantigos_wordpress_com23carrosantigos_wordpress_com361carrosantigos_wordpress_com17carrosantigos_wordpress_com26carrosantigos_wordpress_com31carrosantigos_wordpress_com02carrosantigos_wordpress_com16carrosantigos_wordpress_com21carrosantigos_wordpress_com14carrosantigos_wordpress_com32carrosantigos_wordpress_com27carrosantigos_wordpress_com03carrosantigos_wordpress_com08carrosantigos_wordpress_com12carrosantigos_wordpress_com05carrosantigos_wordpress_com20carrosantigos_wordpress_com25carrosantigos_wordpress_com29carrosantigos_wordpress_com24carrosantigos_wordpress_com33carrosantigos_wordpress_com38carrosantigos_wordpress_com13carrosantigos_wordpress_com06carrosantigos_wordpress_com22carrosantigos_wordpress_com35carrosantigos_wordpress_com11carrosantigos_wordpress_com091

carpe diem!

Anúncios

12 comentários sobre “Califórnia, 1950: carpe diem!

  1. Flávio disse:

    Que coisa, hein… …os caras traziam tudo dentro dos seus carros, não tinha nada por ali. E na Califórnia!

  2. Danilo Martins Baia disse:

    Demais… Parabéns pelo blog, pela abordagem, e pelas palavras que aparentemente mostram-se redundante às imagens, mas isso não é realidade para muitas pessoas que desconhecem seu passado. Elas educam de forma rápida quem são seus personagens e qual momento eles vivem. Vida longa ao blog…

  3. Carros Antigos disse:

    Isso aí! É preciso ilustrar sim e sempre as fotografias. Existe mais de uma maneira de vê-las e a minha, seguramente, é uma das mais rasas. Mas gostei do comentário, é exatamente esta a proposta. Abraço fraterno, Nik.

  4. Teresa Gago disse:

    olá, Nik…

    Indiquei algumas destas suas fotos para parecer no AutoEsporte de domingo… Se vai aparecer nao sei, mas o pessoal gostou…

    Vai aparecer junto com o DodgeKingsWay do Henry…

    EU quero seu mail ou seu msn, manda pra mim?

    Saudações antigomobilistas,

    Teresa Gago
    Portal AutoClassic
    RIo de Janeiro – Brasil

  5. Alexandre A. da Silveira disse:

    Nik… descobri seu blog deve fazer uns 4 meses…. e estou maravilhado… apavorado pra falar a verdade!!! continue com este trabalho maravilhoso parabens e muito obrigado!!! vida eterna ao blog e a você!!

  6. Carros Antigos disse:

    Alexandre,
    O que te apavora é o mesmo que a mim: a quantidade de cosias bonitas escondidas por aí. É só achá-las, peneirar e publicar e ficamos todos, você e eu, realmente assustados! Seja bem-vindo, a casa é sua! Abraço fraterno, Nik.

  7. Teresa Gago disse:

    Nik…

    O Henri falou de vc pra mim… Já tem alguns meses…Foi quando entrei aqui… Aliás te encontrei no mesmo dia que ele falou sobre seu blog pra mim.. rssssss!!!

    Nik… e quanto a encontrar coisas bonitas para publicar, só encontra quem tem uma sensibilidade como a sua… Nem todos podem, entende?

    Se vc quiser e permitir coloco sempre um post seu no AutoCLassic com todos os créditos que vc merece e + aplausos de pé!!! :)

    Beijo gigante,

    Teresa Gago
    Portal AutoClassic
    Rio de Janeiro Brasil

  8. Carros Antigos disse:

    Teresa, pode sim, claro. Liga o portal aqui, é uma honra.
    Sobre o artigo que me pediu, olha, já até escrevi mas sempre penso 3 vezes antes de te mandar e aí, já viu, acaba ficando guardado aqui…
    Liga sim o portal aqui e vamos ver no que dá. E Lindóia, tudo pronto para a viagem?

  9. Teresa Gago disse:

    Oláaaaaaaaaa, Nik!!!

    Viu como ficou bom!!!

    Quanto a crônica… Ah, Nik.. fala sério!!!????

    Saudações,

    Teresa Gago
    Portal AutoClassic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s