Foi um Rio que passou…

Esta dica veio do Andre Decourt, um dos arqueólogos da iconografia do Rio antigo e mantenedor do site “Foi um Rio que passou”. Ele descobriu um lote formidável de imagens do Rio de Janeiro clicadas em 1973, escondidas no arquivo da Life. Se você não é leitor do Andre e curte carros, considere tornar-se um, pois, entre outros motivos, há umas tais fotos do Detran-RJ que estão aparecendo por lá que prometem ainda muita diversão e informação, como este tópico aqui sobre as oficinas em Botafogo. Abaixo, as fotos que achei depois da dica preciosa do Andre. Para saber mais detalhes sobre elas, só no site dele. Eu vou tentar adivinhar algumas.

carrosantigos_wordpress_com770

Essa é fácil, Rua Nilo Peçanha entre Graça Aranha e Ajuda. Olha o Charger aqui no canto esquerdo, em primeiro plano. Se as fotos são de 1973, e pelos Opalas me parece que sim, este então deve ser um Charger do ano, pela cor. Ou não é possível afirmar isso, esta cor veio em 71 e 72 também?

carrosantigos_wordpress_com771

Copacabana cheia de ‘Fucas”. Mais adinate, parece ser um Corcel, um iate americano (Impala?) e um furgão de entregas muito bacana.

carrosantigos_wordpress_com783

Um Opala na captura de um Chevrolet branco, mais adiante?

carrosantigos_wordpress_com786

Maracanã, domingo, dia de jogo. Pelas bandeiras, difícil saber quem contra quem.

carrosantigos_wordpress_com779

Esta foto deve ter sido na sequência daquela lá em cima, no calçadão de Copacabana. Do lado esquerdo do orelhão, um Impala. E do lado direito, aquele branco ali? Algum palpite? Eu tenho um, ams deve ser fruto da minha imaginação.

carrosantigos_wordpress_com772

Avenida Chile, tendo à direita a Catedral Metropolitana e ao fundo a sede da Petrobrás. DKW e Chevrolet em primeiro plano.

carrosantigos_wordpress_com775

Clicado de um ponto um ponto um pouco mais adiante da foto anterior, foto do mesmo estacionamento. O amarelinho ali, à esquerda, pode ser um Maverick em seu primeiro ano? E o segundo carro, o branco, atrás do Galaxie, algum palpite?

carrosantigos_wordpress_com777

Esta foto eu não se de onde é, mas sei que todos os carros nesta foto são fantásticos. Principalmente este Dodge Dart 1972 aqui na frente, idêntico ao do meu amigo Grecchi. Fantástico!

carrosantigos_wordpress_com785

Típica cena do Rio, talvez largo da Carioca ou talvez Buraco do Lume, não sei. A turma vendo alguma performance extraordinária em horário de expediente, ainda hoje é assim.

carrosantigos_wordpress_com787

Esta deve ser em Copacabana, como as duas seguintes, abaixo.

carrosantigos_wordpress_com778

Acima e abaixo, duas fotos da mesmo rua de, talvez, Copacabana. Acima, repare o lindo e maravilhoso Dodge Dart Sedan no meio dessa loucura. Mais abaixo, alguns metros à frente, semáforo aberto, repare que o Chevrolet azul ainda está ali, enquanto o Dart… já devia estar chegando no Leme!

carrosantigos_wordpress_com774

Abaixo, ainda Ipanema, agora olhando para o Vidigal.

carrosantigos_wordpress_com773

Abaixo, centro da cidade, segundo o Andre, Primeiro de Março esquina com Rua do Ouvidor. O azul não é um Dart nem um Galaxie, correto? Veja também, o ‘rádio’ na mão do policial.

carrosantigos_wordpress_com780

Anúncios

9 comentários sobre “Foi um Rio que passou…

  1. Guilherme Gomes disse:

    Nik, fantásticas as fotos, gostei muito.
    É uma época de que não é muito fácil ver fotos assim dando sopa.

    Parabéns pelo achado.
    Grande abraço,
    Guilherme Gomes.

  2. aidobonsai disse:

    Que fotos ! que passado ! quem viveu está época era mais feliz !

  3. Sergio (BlueMav) disse:

    Não haviam cintos de segurança de 3 pontos (aliás, ninguem usava sequer os abdominais), não existiam ABS e nem air bags, os pneus eram diagonais, ninguem controlava a taxa de gordura trans dos alimentos… como pudemos sobreviver a isto? Mas, que bela época era essa não?

  4. Antonio Carlos disse:

    puxa…todas as fotos publicadas me fizerao viajar no tempo ;se pudesse ,eu faria uma regessao p| curtir estas maquinas Historicas. sou carioca ,moro atualmente em Belem PA.

  5. bissolijr disse:

    pois bem, a foto que traz um dodge 72 é em belo horizonte, rua espirito santo com av afonso pena. o muro com grade que aparece é da igreja São José. até eu estou lá, rs…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s