Outro dia encontrei umas fotos dos carros conceitos da GM da década de 50, e publiquei um post com o título de Quando a General Motors podia sonhar. Todos estes veículos (Buick Y-Job, o delicioso Futurliner e o mais lindo de todos para mim, o Buick Centurion) eram as vedetes do Motorama, festival intinerante da GM para promoção de seu veículos, da década de 50.
Como eu não tinha como saber a data das fotos, fiquei imaginando por onde estariam aqueles carros e como estaria o seu estado de conservação, tantos anos depois.
Mas eis que no início do ano a General Motors tirou todo mundo do depósito e expôs seus tesouros no Pebble Beach Concours d’Elegance, também como parte da celebração dos 100 anos da General Motors.
O resultado foi uma rara ocasião em que estes ícones do design estiveram reunidos mais uma vez. A galeria a seguir traz todos os carros e mais alguma coisa. Clique no link e veja a galeria completa, depois do pulo.
Em algumas fotos, com um pouco de má-vontade, é possível reparar que os carros não estão ‘naquele’ padrão de qualidade que o americano tanto se orgulha de exibir em seus concursos, notadamente em Peeble Beach. Mas é intereressante vê-los assim, sem maquiagem, com as marcas do tempo, prinipalmente o veterano Biscayne 1955, que se vê abaixo em foto de época e agora em 2008. Interessante, não?
Deixe sua opnião sobre os carros. Todos eles provocam algum tipo de… sentimento, ora bolas!
E em foto deste ano, o mesmo Biscayne. Lindas as rugas e os sinais do tempo, não?
E agora a galeria completa. Espero que goste das fotos.
parabens pela brilhante iniciativa de fazer um blog de alta qualidade e bom gosto sobre AAs(autos antigos)
simplesmente me deliciando com as fotos !
revoltado(PUTO) com o caso de roberto lee…
gostaria de contribuir para o blog se for permitido reunindo algumas fotos que possuo de carros antigos da familia e de amigos…
se a ideia for aceita por favor me de um toque por email !!
desde já grato;
Walter H. Schuwarten
mto bom seu blog, mas os autos do motorama foram encontrados sucateados em um ferro velho em detroit, coube a um colecionador restaurar e depois do trabalho adiantado a gm se manifestou e disponibilizou outros como o buick y – considerado o primeiro carro conceito
Não sabia disso. Será que existem fotos? Hoje, me parece, estes carros estão bem conservados. O que sei é que um ônibus Futureliner foi vendido recentemente por mais de 3.5 milhões de dólares pro mesmo texano rico que pagou ums 5 por um Shellby no final do ano passado. Mas isso foi antes da crise e da GM vender parte do seu acervo histórico. Aliás, nem sei se já vendeu. Mas o fato deles cogitarem se desfazer de parte de sua memória mostra o grau de comprometimento dos seus executivos com a história da empresa.
Agradeço os elogios. Abraço, NIk.