Os 53 carros de Roberto Lee

Se fosse possível um dia restaurar integralmente o acervo do Roberto Lee à condição original, esta matéria de 4 Rodas publicada em 1974 seria o mapa do tesouro. Os repórteres V. Zwetsch e Pedro Henrique inventariaram a coleção do Museu de Caçapava de cima em baixo, e ainda colheram histórias maravilhosas do próprio Roberto Lee. A matéria, com 9 páginas, é do tempo em que a revista publicava matérias interessantes e ricas em detalhes. Por tudo isso, é um achado. Ou, se preferir, é o mapa do tesouro do Sr. Roberto Lee.

Nessa história toda, algumas divergências que me fazem espanto. Me impressiona muito, por exemplo, como que este crime pode acontecer logo em São Paulo, o Estado mais rico da federação, berço de nossa indústria automobilística e do antigomobilismo e lar dos maiores colecionadores de automóveis do Brasil e do maior encontro de automóveis antigos da América Latina? Como pode?

A matéria a seguir veio do prezado Mário, que para semana que vêm prometeu mais material arrasador e inédito sobre o que foi um dia o Museu de Antiguidades Mecânicas de Caçapava. Em formato de vídeo desta vez… Vamos aguardar.

Enquanto isso, a turma está conversando no Fórum do Simca.

Os 53 desparecidos de Caçapava

acervo_museu_roberto_lee_cacapava

As legendas a seguir são da Revista 4 Rodas, conforme a matéria que está no final deste artigo para download.012

O sino na frente deste Willys 27 era para espantar as vacas021

O Hispano Suiza 1911 vale (em 1974…) 60.000 dólares031

Só no museu Lee têm 8 packards antigos (tinha…)041

Este Alfa Romeo 1932 andava a 210km/h051

Delage Cabriolet 1937 de seis cilindros061

Entre as antiguidades do Museu há um protótipo do Capeta 1966 da Willys do Brasil071081O Hispano Suiza 1911 chamou a atenção de Phill Hill

09Este é um dos preferidos de Roberto Lee: MG 1952 Tipo D2

101

Este era o carro dos chefes nazistas112

O Packard 1940 Custom para 7 pessoas121

Este Rolls Royce conduziu a princesa Michiko do Japão13

Em 1961 este Packard 1931 tipo Sport Custou Cr$200,00

A íntegra da matéria de 4 Rodas para download. Agradeço imensamente a cortesia do Mário por dividir isto conosco.

pg1pg2pg3pg4pg5pg6pg7pg8pg9

16 comentários sobre “Os 53 carros de Roberto Lee

  1. Mário Buzian disse:

    Nik,

    Na realidade eu é quem agradeço a sua divulgação,pois o que estamos fazendo nada mais é do que levantar o atual estado de raridades relegadas ao esquecimento ou demonstrar como a ganância e a falta de consideração para com o patrimônio alheio nos levam a tristes situações como essa…
    Quanto a terem deixado chegar a esse estágio,novamente afirmo que a “fogueira de vaidades” que envolve esse hobby é quem acabou alimentando a falta de caráter e a vontade de se exibir e tirar proveito também corroboraram para esse descaso…
    Agora cabe a nós,antigomobilistas que ainda temos o espírito original do Sr. Lee,de preservar e ajudar a todos,disseminando cada vez o “vírus da ferrugem”,que,aliado ao “micróbio da necessidade de conhecimento” e a “bactéria do inconformismo”,honrar o que restou desse magnífico acervo,e acabar com a velha pecha de que “brasileiro é um povo sem cultura”…
    Se hoje podemos nos orgulhar em ter um dos maiores museus de automóveis da América Latina,várias coleções espalhadas por aí,um comércio gigante de carros antigos,memorabília e autopeças raras, e de sermos um dos maiores importadores de automóveis e peças antigos desse planeta (quem diria…),sempre devemos nos lembrar de um dos fundadores do Veteran Car Club do Brasil,e quem semeou toda essa geração que aqui está (eu,inclusive),sr. ROBERTO EDUARDO LEE.

  2. Luis AntonIo Yazbek disse:

    Ola fiquei chocado com o descaso ,vi a reportagem hoje,nos jornais,televisão,cada carro barbaro viseram Boletim de Ocorencia vamos agir se eu puder ajudar,vi que la tambem avia um parque,onde avia ,pequenique ,a cidade ganhava com o turismo,Grato.

  3. LUIZ OCTAVIO VEROL disse:

    HOJE DIA 8/5/09 FOI UNS DOS DIAS MAIS TRSITES PORQUE VI MAIS DE 60 FOTOS DO MUSEU DE ROBERTO LEE EM CAÇAPAVA/SP MUSEU ESTE QUE VISITEI MAIS DE 30 VEZES POR MORAR EM PINDAMONHANGABA DURANTE TODA MINHA VIDA E DURANTE A MINHA INFANCIA E ADOLESCENCIA JUNTO COM MEU PAI, UM VENDEDOR DE VEICULOS E APAIXONADO POR AUTOMOVEIS, VISITEI E ME LEMBRO DE TODOS OS VEICULOS QUE LA ESTAO INCUSIVE AS PLACAS DE PROPAGANDA DE PEÇAS E O TRENZINHO QUE ESTA ENTRADA ONDE LA BRINCAVA DE MAQUINISTA, E UM ABSURDO SEI LA QUEM DEIXAR UM PATRIMONIOIO MUNDIAL, JA QUE LA EXISTE OU EXISTIU UM ACERVO DE MAIS DE 1 MILHAO DE REIAS. VAMOS NOS SENSIBILIZAR. UMA TRISTEZA SÓ, ABRAÇOS A TODOS AMANTES DO AUTOMOVEL ANTIGO.

  4. Thays Kyohara disse:

    O FUNCIONAMENTO DO MUSEU PAULISTA DE ANTIGUIDADES MECÂNICAS DEPENDE DA DEFINIÇÃO DA DISPUTA JUDICIAL SOBRE O ESPÓLIO DOS BENS DO EMPRESÁRIO ROBERTO LEE, O CONDEPHAAT (CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO, ARTISTICO E TURÍSTICO) INFORMOU AO JORNAL VALE PARAÍBANO DO DIA 18/JANEIRO/2009 QUE SERIA FEITO UMA VISTORIA NO LOCAL PARA ANALISAR QUE MEDIDAS SERIAM TOMADAS PARA GARANTIR A PRESERVAÇÃO DO ACERVO (ACERVO ESTE QUE ESTÁ SE DETERIORANDO COM A AÇÃO DO TEMPO E DE FURTOS QUE VEM ACONTECENDO A DÉCADAS).
    POR SER UMA PROPRIEDADE “PARTICULAR”, NADA A PREFEITURA DA CIDADE PODE FAZER, MORO PRÓXIMO A FAZENDA ESPERANÇA ONDE FICA A SEDE DO MUSEU, PASSO EM FRENTE TODOS OS DIAS E ME DÓI O CORAÇÃO SABER QUE AQUELE MUSEU FOI CONSIDERADO UM DOS MAIS IMPORTÂNTES DO GÊNERO.
    UM GRANDE ABRAÇO À TODOS OS AMIGOS DO ANTIGOMOBILISMO.

  5. Carros Antigos disse:

    Thays, parece não haver esperança para o que foi um dia o Museu do Sr. Lee mesmo. Houve na forma de sucessivos furtos e desvios de parte do seu acervo mas nunca se fe nada para o Muse. E olha que ele teve amigos influentes e ainda hoje antigomobilistas que, acredito, se pudessem teriam feito algo a fim de resgatar a memória deste grande brasileiro. Se você souber de notícias, por favor, coloque-as aqui? É que é sempre bom saber do que está acontecendo por aí. Abraço fraterno, Nik.

  6. Fernando disse:

    É comum andar pelas rua de Caçapava-SP e ver carroças puxadas por cavalos utilizando rodas retiradas desses ícones do automobilismo mundial…Ouvi dizer que quando estragam, furam, etc. os carroceiros ou seus mandados retornan ao museu e escolhem novas.

  7. luis carlos disse:

    Adorei e tudo isto e simplesmente formidavel , aida bem que tem pessoas que cuidam bem dessas maravilhas .

  8. MALCOLM FOREST disse:

    Olá,

    Gostei!

    Só não consegui fazer o download do artigo. Será que você pode me ajudar? gostaria de ler todo o texto.

    grato!

    abraços,

    Malcolm

  9. jcflores disse:

    Meus amigos: esta história do Fernando, publicada aqui no dia 01/09/2009 é a mais pura e deslavada mentira! O Museu do Automóvel de Caçapava encontra-se, de fato, abandonado há mais de 30 anos, por questões de foro íntimo da herdeira e o máximo que nós, caçapavenses, podemos fazer, é pressionar, como estamos fazendo já há muito tempo, as autoridades, para que o acervo e as instalações sejam encapadas pelo patrimônio público!
    Agora este negócio de encontrar carroças andando pelas ruas da cidade, com rodas retiradas do Museu, certamente é mais uma tentativa de se tirar a credibilidade das intenções do povo da cidade em relação ao Museu e isto não podemos, de hipótese nenhuma, concordar!
    Diga-se de passagem, nossa pequena Caçapava, embora ainda seja uma cidade de pequeno porte, há muito tempo não tem carroças pelas ruas!
    Abraços. jcflores

  10. Adriano Colorado disse:

    Navegando pela net cheguei a esse porto,e me deparei com uma barbariade descomunal tchê! como podem ter feito isso???? Deus!!! chorei de raiva!!! salvem esse museu!!!!

  11. Alba disse:

    ESTAMOS SALVANDO -A PREFEITURA DE CAÇAPAVA ESTA RESTAURANDO E AINDA EM 2012 VAI REABRIR O MUSEU!!

  12. lucas disse:

    eu moro perto deste museu a muito tempo e nunca tinha visto tantas reliquia abandonadas .
    gracas a pessoas que sao apaixonada por essa maquina ………beleza…um dia eu poderei dizer eu fui no museu do roberto lee.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s