Como era o Museu do Roberto Lee em 1984

Estes arquivos foram enviados pelo Mário, que acendeu o pavio da nossa revolta quando mostrou as fotos recentes do museu do Roberto Lee em Caçapava ao Flávio. Uma vergonha tão grande que até o Jesse, blogueiro da Califórnia, ficou sabendo e está divulgando a causa a quem interessar possa.

O que o Mário nos manda agora são cópias de uma antiga e muito boa matéria da Revista Motor 3 datada de 1984, quando o museu ainda estava inteiro e funcionando. Tomei a liberdade de ampliar as boas fotos que ilustram a matéria, o que só piora a sensação de que, na verdade, as vítimas não são a família ou a cidade que abriga o museu; somos todos nós.

Aí está o museu do senhor Roberto Lee, do jeito que ele planejou, sonhou e construiu. Se você quiser saber como está este museu hoje, clique aqui. Obrigado ao Mário por ter enviado este material precioso.

0407050203011111080610

Faça o download agora das páginas da matéria, imprima e leia.

museu-lee-cacapava-p01museu-lee-cacapava-p032museu-lee-cacapava-p04

museu-lee-cacapava-p021

13 comentários sobre “Como era o Museu do Roberto Lee em 1984

  1. Mário Buzian disse:

    Nik,

    É realmente revoltante o que fizerem com vários itens desse acervo…
    Me inscrevi no Fórum do SIMCA graças ao seu contato,e lá vi estórias que me deixaram arrepiado,vou citar apenas um exemplo: o Nasser disse que foi graças à sua própria interferência junto à Ford do Brasil,que a empresa concordou em doar o Maverick que participou do primeiro Raid de Integração Nacional,promovido pelo DNER em 1973.
    Esse carro,de valor histórico INCOMENSURÁVEL,pois foi a primeira vez que foi possível mapear boa parte de nossas estradas dentro dele, se trata de um modelo Super Luxo da primeiríssima série,percorreu todas as rodovias possíveis,e chegou ao Museu pelas mãos de Luiz Greco,seu principal motorista,e chefe de equipe da empresa naquela época,e da Bino-Samdaco,famosíssima pelos seus carros que se sucederam nas vitórias dos campeonatos de Turismo nos anos 70.
    O Maverick não tinha mais do que vinte mil quilômetros rodados.
    O que aconteceu com ele ???
    Como lembra Chico Buarque em uma de suas geniais composições,”dormia a nossa pátria tão distraída,sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”,algum sujeito facilitou a vida desses malditos ladrões,que arancaram TUDO o que puderam do raro modelo,sua tapeçaria interna completa,rodas,pneus,frisos,grade e toda sorte de adereços e peças imagináveis…
    Nesses momentos,sou muito sincero de dizer,tenho vergonha de ser brasileiro.Quando chegam essas imagens a nossos grandes amigos lá fora,fico triste,e ao mesmo tempo envergonhado,apesar de não compactuar,muito menos fazer parte dessa CORJA,que só deseja aparecer e lucrar com a desgraça dos outros…
    Vamos mostrar ao mundo que nós somos a maioria,e já que os herdeiros dão a MÍNIMA para o seu patrimônio,tem gente que se preocupa com isso.
    Espero que não aconteça,mas honestamente temo que alguém acabe ateando fogo ou deixe que algo pior ocorra no que sobrou por lá,só para manter o status de “hahahaha,esse bobocas se ferraram,o que sobrou já era”,como já ouvi em outros tempos…
    NÃO VAMOS PERMITIR QUE ISSO OCORRA,NUNCA MAIS !!!!!!

  2. rafael posterli disse:

    ser brasileiro é ser um eterno deboche!!! nunca antes neste pais ……!! cade nossos politicos para interfeir. não, estão preocupados em fazer baderna em brasilha!!!! e assim ainda votam no lula!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. dani disse:

    amigo mario, adimiro sempre seus comentarios como ja disse em outro comentario , bom eu acho que esiste muita gente grande envouvida com este canibalismo que esta acontecendo neste lugar maravilhoso que nao tive o praser de conhecer,estao retirando tudo, muitas partes destes carros estao sendo retiradas, peças que hoje endia nao se concegue facio mente, e o resto dos carros onde estao, foram vendidos, assim com eles estao indo toda a cultura de uma historia é sem duvida um pena, este é meu penssamento amigos existe muita gente grande por traz deste vandalismo cultural, um grande abraço a todos deste espaço ( daniel s.c)

  4. Miguel R. Silva disse:

    No início da década de 60 cheguei a viajar em carros como este do museu, como eu era muito pequeno na época, apenas guardei na lembrança as imagens dos carros. Na década de 70 quando passei a entender alguma coisa, já não via mais carros destes estilos circulando por aí. Em 1982 fui convocado a servir o Exército em Caçapava e alguns dias depois fui conhecer este Museu com amigos desta cidade, logo na entrada fiquei fascinado com o que vi, um motor estrela sobre uma das portas do museu, os carros, todos impecáveis no estado de conservação. Olhando estes carros pude voltar a época de minha infância e relembrar o passeio que fiz na cidade de Santo André SP. Em certa ocasião presenciei um acidente com um trem de carga e um caminhão cegonha que transportava alguns veículos para este museu.
    Alguns anos depois de sair do Exercito eu voltei com alguns familiares para que pudessem ver estas maravilhas e o que nos pudemos ver foi entre as frestas das portas lacradas, apenas uma locomotiva na área externa.
    Hoje por ironia do destino fui transferido de uma empresa do ABC para Caçapava, moro a poucos minutos do que ainda resta deste museu e somente entre estas frestas que meus filhos e neta conseguem ver o que eu pude ver tempos atrás. Hoje somente a tristeza e a revolta pela falta de cuidado com o que fez e faz parte da historia da minha infância.
    Lamentável.

  5. MAURO DE CARVALHAES disse:

    Desculpem-me, mas enviei comentário recente, narrando, inclusive, a tentativa dos herdeiros de Roberto Lee em passar para o Touring Club do Brasil o acervo deixado e, para surpresa minha não aparece na relação dos comentários enviados. Não descarto a possbilidade de ter cometido algum erro. Gostaria de resposta. OK ?

  6. Carros Antigos disse:

    Mauro, recebi sim seu comentário, e com carinho posto que as informações que voc6e traz são extremamente relevantes ao assunto em debate. Só que você publicou ele em outro post sobre o Museu do Roberto Lee, que é este aqui: https://carrosantigos.wordpress.com/2008/12/11/carmageddon-em-cacapava/
    Isso é comum pois eu tenho uns dois ou três tópicos aqui. Seja bem vindo e participe sempre, as portas estõa sempre abertas a quem, como você, se importa com a história e a memória deste país.
    Abraço fraterno, Nikollas Ramos.

  7. Adriano disse:

    Nossa que pena, vô mexeu em muitos desses carros inclusive montou alguns para o Roberto Lee, ele era o mecânico dele. É possivel ir la visitar? gostaria de levar ele la para rever os carros.

  8. carrosantigos disse:

    Adriano, vou postar seu email no blog. E quem souber mais pode ajudar. Mas os carros agora estão, me parece com a prefeitura de Caçapava. Leve seu avô lá, tire muitas fotos e mande pra gente.

  9. JOÃO disse:

    Moro em Caçapava e conheço o pessoal que “cuida ” do museu hoje ,são pessoas que estão tentando preservar o pouco que restou e tenho certeza que terão o maior prazer em mostrar o restante do acervo.
    Tivemos um encontro ano passado em Caçapava na tentativa de reativar o museu do Automovel Roberto Lee foi muito legal espero que no proximo ano seja cumprido tudo que foi prometido no evento.
    Att

  10. carrosantigos disse:

    João, eu não publiquei o email do Adriano, mas ele sabe que estamos postando aqui, pelo menos mandei um email.
    Eu li muita coisa sobre o Museu, inclusive no AVA, mas estou por fora.
    Devo dizer que, às vezes, na hora em que a política entra, a felicidade sai pela porta dos fundos. Espero que em Caçapava seja diferente.
    Sobre isso, é a Prefeitura ou o Governo do Estado de São Paulo quem assumiu o negócio? Se for o município, uma pergunta: o prefeito atual foi reeleito?

  11. pauloafonsopolitano disse:

    Estou seguindo o blog dos carros antigos a algum tempo e fiquei pasmo com o que fizeram com o museu de Caçapava SP é muita falta de respeito , me sinto roubado na história do nosso automovel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s