Walt Disney no Rio de Janeiro, 1940

Eu guardo na memória os detalhes do desenho do Disney sobre a América do Sul. É lindo. Você pode me dizer que é cheio de esteriótipos e grosserias sobre o Peru, o Chile, a Argentina e o Brazil, mas, direi eu, como entretenimento, funciona muito bem. Além do mais, foi a única vez, na TV, que eu assisti a um desenho animado que remetesse ao nosso país com tanta qualidade e beleza. Me ufanei daquele desenho, aos 8 anos de idade. Hoje, já mostrei aquela grande obra ao meu filho, que prefere a história do avião chileno Pedrinho, enquanto eu prefiro as cenas de Aquarela do Brasil, lógico, e do Pateta nos Pampas. Ainda não assistiu esse desenho? Não sabe o que está perdendo.

Na verdade, a transação entre Getúlio Vargas e o governo americano nas vésperas da segunda guerra mundial obrigaram os EUA a realizarem uma série de gestos de ‘amizade’ e camaradagem para com o nosso proto-fascista-ditador Getúlio Vargas, o que, entre outras coisas, culminou com o envio da FEB para lutar na Itália pelos aliados. Mas, também significou a CSN em Volta Redonda e no Zé Carioca, filho da decisão do governo americano de enviar ninguém menos que o Walt Disney ao Brasil para produzir um desenho que falasse sobre os países da região. Inteligente não? De qualquer forma, escrevo tudo isso para te mostrar as duas fotos a seguir, com dois membros da entourage do Disney, primeiro no Outeiro da Glória, depois na Urca, em 1940. Fotos coloridas, dessa época? Com automóveis ao fundo? Raríssimas! Eu adorei. Comente por favor.

cc-1

Anúncios

6 comentários sobre “Walt Disney no Rio de Janeiro, 1940

  1. smarca disse:

    O filme Kodacrhome em 16mm surgiu em 1935 e o de 35mm em 1936.

    Portanto as fotos deste tópico, bem como as do anterior – Carnaval no Rio, década de 30, são dessa primeira geração de filmes coloridos lançados pela Kodak.

    Talvez estas fotos tenham sido tratadas digitalmente, não sabemos, pois estão com cores vibrantes como se tivessem sido feitas ontem, mas de qualquer forma representam um marco na história da fotografia.

    [ ]s.

  2. carrosantigos disse:

    Smarca, eu palpito que elas não foram tratadas antes pela LIFE não. O que você vê postado aqui, na verdade, foi limpo por mim no Photoshop, apesar das minhas limitações com o programa. Mas que todas estas fotos foram muito bem digitalizadas, não tenho dúvida, pois a qualidade do fotograma capturado é absoluta. E olha que estamos, como você disse, olhando para imagens dos primórdios da fotografia. O bom disso tudo é que elas foram – bem – guardadas e estão hoje a disposição da nossa contemplação. Abraço e obrigado pela visita, Nik.

  3. walter disse:

    o mais engraçado é a cara de um dos americanos olhando fixamente para um objeto que nao identifiquei…
    a americana por sua vez parece maravilhada com a paisagem
    vai ver porque nunca tinha visto o pao de açucar e achou que o nosso
    rio ganhava desparado da california ou entao de miami…

  4. maxwedge disse:

    Walt Disney pode até ter se encantado com a beleza do Rio, mas o personagem Zé Carioca foi uma forma bastante ridicularizadora de representar o povo brasileiro. Zé Carioca nos quadrinhos e desenhos animados retratava um trapasseiro, pobre, favelado, preguiçoso e que só queria tirar vantagem em cima dos outros.

    Incrível como eles se encantaram com o Brasil… O.o

  5. Ana Clara Miranda disse:

    Estes nas fotos são Mary Blair e o marido, Lee Blair.
    Mary foi quem fez o concept art de Alice no País da Maravilhas. =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s