Paulo Netto, Morella e o Albuquerque.

Paulo Netto, meu amigo querido, me mandou – a pedidos – estas fotos de sua família. Que têm uma história muito fascinante, pode acreditar. Como todo curioso, aprecio as histórias que ele me conta, principalmente sobre sua avó, Morella. Nestas histórias uma personagem sempre se destaca, que é o Albuquerque, o Ford 29 que foi da família. Daí eu pedir as fotos que agora publico. O assunto aqui é o automóvel em fotos e nisso a família Netto também têm ótimas recordações. Vamos a algumas delas.albuquerque1Na foto acima, apoiada no Ford 29 da família, está Morella, avó do Paulinho, em passeio ao Quitandinha aqui em Petrópolis. Albuquerque serviu à família por décadas, inclusive no longo, árduo e penoso trajeto entre o Rio de Janeiro e Itaipuaçu em Maricá, onde eles foram pioneiros e desbravadores deste lindo recanto de mar do Rio de Janeiro. Considere que isso foi numa época em que não havia a Ponte Rio-Niterói e que as estradas conseguiam ser piores do que hoje, e veja o quanto o velho Albuquerque era querido por todos.  Abaixo, o Albuquerque na casa de Itaipuaçu que ainda hoje é a residência de Morella.

albuquerque-11

Albuquerque é um nome simpático para um Ford A, não? Abaixo, Morella em uniforme de enfermeira da Cruz Vermelha em tempos da Segunda Guerra.

curiosidades20g047a

Abaixo, Morella refastelada sobre o capú do Albuquerque na praia de Itaipuaçu e, na foto seguinte, ela e parentes, em casa e com Albuquerque sempre por perto.

albuquerque-21morella-41

Na foto seguinte, também na praia de Itaipuaçu, meu amigo Paulo Netto sobre o mesmo velho Ford 29.ruth-1

Abaixo, o pai do meu amigo e filho de Morella, o saudoso Paulo Netto, apoiado em um automóvel da família. Não sei que automóvel é esse, alguém poderia ajudar?

netto-20Nesta foto, um tio de meu amigo apoiado no que parece ser um novo e reluzente Cadillac 1946.

ze-2

Anúncios

5 comentários sobre “Paulo Netto, Morella e o Albuquerque.

  1. Guilherme Gomes disse:

    Sim, são raros, mas existem. Na verdade esses carros foram muito cultuados pelo movimento hot. Mais nos eua, pouco no Brasil. É um melhorado da versão de 32, primeiro V8 ford, e uma cara que seguiu com poucas modificações até35. Esse modelo é um Tudor, trocadilho americano com two door.
    Esse modelo imortalizou-se também pela dupla fora da lei “Bonnie e Clyde”. Dizem que enviaram uma carta à Ford na época elogiando e agradecendo por terem construído um carro tão bom, veloz, essas coisas. A Ford diz ter essa carta, mas ninguém nunca a viu. É mais uma lenda, um marketing…
    Abraço,

  2. carrosantigos disse:

    Guilherme, muito bem lembrado. Essa história eu já havia assistido em – veja só – um documentário que passava no History Channel, chamado… bom, só sei que quem apresentava era aquele lutador de Telecatch e o resultado era muito bom. Em um episódio, ele falava dos carros preferidos pelos bandidos. Parece que Dillinger também usou um Ford 33, para citar outro famoso, e isso me deu vontade de publicar alguma coisa aqui sobre isso. Abraço fraterno, Nik.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s