Meu Camaro 74

Eu adoro a história do automovel americano. Principalmente o lado menos popular deles, as fotografias e propagandas da sua época, como as que eu coleciono aqui neste blog, você já deve ter percebido.

Quem não se encanta com uma foto destas? Esta é, seguramente, uma das imagens mais poéticas entre todas as que eu vi até hoje. Na direita, um Camaro 67 novo em folha.

Apenas recentemente, entretanto, eu consegui comprar um antigo americano, um Camaro Type LT ano 1974. Alegria que dura até hoje, o carro é realmente formidável. E, como não podia deixar de ser, transferi para ele esta nostalgia e varei algumas madrugadas a procura de fotos de um Camaro 1974 na sua época, quando era usado e querido por alguém, o primeio dono quem sabe, aquele que ‘escolheu’ o Camaro entre tantos zero-quilômetro e por isso deve ter se divertido um bocado com ele.

Na minha busca por estas preciosidades esquecidas dos outros, é comum pessoas, sempre jovens, posando ao lado do seu Camaro. Em segundo lugar, vêm os Ford dos anos 30 a 50.
Óbvio que esta estatística é minha e não prova nada. De qualquer forma comecei a me preocupar com o fato de não eoncontrar fotos de um Camaro 74, ora bolas! Acima, dois Camaros sendoi um SS, no camping.
Houve uma geração privilegiada a ponto de ter automóveis desenhados para atender suas melhores aspirações e desejos. Começando com o Mustang, até o Camaro e o Challenger, estão todas as montadoras de parabéns. Afinal, isso nunca mais vai se repetir.
Sabe como são os jovens, aqui e em qualquer lugar. Essa doeu… Segurança, pessoal, segurança primeiro!

De início, achei que era coisa fácil. Afinal, a Chevrolet vendeu mais de 150.000 unidades do Camaro em 1974, mais do que em qualquer um dos outros anos iniciais da chamda 2ª geração (1970, 71, 72 e 73) que, ao contrário do que se imagina, vendeu mal. O que nos permite afirmar que a atualização desta geração, para 1974, atendeu sim às normas de segurança que exigiam pára-choques completos e amortecidos, mas também atendiam à necessidade de vender mais carros, no que a GM foi bem sucedida. Até o fim desta geração, inclusive. Para ver os ‘production numbers’ do Camaro em todos os anos, clique aqui.

Com o tempo, comecei a achar algumas fotos antigas com Camaros da segunda geração, mas ainda não era o que eu queria, claro, que quero um 74. O jeito foi ir me contentando com esses cabeludos e seus carangos.

São bonitos, não? A cabeleira nem tanto, mas o carro, vermelho com vinil preto, é exuberante!

Retomando a história, eu nunca entendi bem por que o Camaro é tão raro em fotografia nestes anos. Ao contrário, já tinha achado diversas fotos dos Camaros 71/73, como se vê acima, e nenhuma do meu ano, veja que estranho. Existem algumas possibilidades, mas a principal é que ainda não estão na web, claro. Afinal, é recente essa mania saudável de se digitalizar fotos e slides antigos e publicá-los por aí. A internet nasceu voltada para o futuro, mas foi a web 2.0 quem deu a ela sua melhor cara, e isso implica em as pessoas falarem sobre si mesmas. Estão aí os blogs e centenas de comunidades que nõa me deixam mentir. Com isso, têm ganho vulto a participação de fotos antigas de família que, quase sempre, são estreladas por carros antigos.

Esta foto é um achado. É quase uma pintura essa cena dos dois ‘rednecks’ tocando à sombra de um Camaro 69. Esta foto é em alta resolução, amplie e veja os detalhes da cena. Fantástico.

Foi então para minha alegria que encontrei recentemente as fotos deste orgulhoso cidadão, tiradas em 1975 ou 76, com seu belo Camaro 74. As fotos são muito boas e com muitos detalhes, que estão me ajudando inclusive com alguns retoques que eu estou fazendo no meu carro. Realizei enfim um desejo, que agora divido com todos. Seguem as fotos.

Sim, é um legítimo Camaro 74 em seus anos de glória. VEja os frisos, o vinil e as rodas e pneus. Estilo puro. Acima e abaixo, passeando pelos EUA.

Sim, você conhece esse lugar sem nunca ter estado lá. É a montanha que Spielberg usou em ‘Contatos Imediatos’. E o objeto voador não identificado na foto acime é sim um Camaro de outro mundo!
Esse deve ser o dono, um apaixonado pelos Camaros, pois está com a mão apoiada sobre o que deve ser o brinquedo mais novo, um Camaro ano 75 ou 76. Com acessórios muito interessantes, diga-se de passagem. Felizardo de bom gosto…

A surpresa nessa coleção de fotos é saber que, em algum lugar, na época em que carros como o meu eram comprados novos, alguém já gostava muito deles a ponto de fotografar o carro por todos os ângulos, como quem sabe que todos este momentos são efêmeros e deseja guardá-los para a posteridade.

Não existem mais Camaros 74 zero-quilômetros, mas ainda existem muitos que os admiram e têm, nestas fotos, a oportunidade de saber como eles eram ‘naqueles’ dias.

Thanks Dog427435 for many beautiful pictures and the guys from Yenko.Net Forum.

11 comentários sobre “Meu Camaro 74

  1. Impala 409 disse:

    Essas fotos de época são demais. O que mais gostei é que o carro das fotos parece ser o mesmo padrão original de cores do meu carro, exceto pelas rodas, pois o meu veio com as turbina ao invés das rally que eram standard no LT. Restaurar um 74 parece um contra-senso para os americanos, pois todos os Camaros anteriores ao 74 são mais expressivos que ele. Para nós que gostamos dele, sobra o garimpo de peças originais e a sorte de várias delas serem provenientes dos 70/73. Quanto ao Camaro 75/76, ele parece ter um capo dos Camaros Baldwin. Será que é isso mesmo?

  2. Carros Antigos disse:

    Rodas turbina também, é? Estas rodas são de mais. Sabia que elas são RARÍSSIMAS nos EUA? O motivo eu desconheço, mas elas praticamente não saíram nos carros de lá. Parece que, por alguma matemátia esquisita, foram reservadas para exportação. Cuide bem das suas pois nem as calotas de inox se fabricam mais. Achando alguma, compre! A propósito, as suas estão no padrão de cores original? Se sim, poderia me ajudar com uma fotografia? É que eu tenho que restaurar as minhas (tenho 10 no total…) e simplesmente esta informação não existe e eu não tenho um modelo confiável para usar. As fotos de web são geralmente pequenas, e a cor dela é aquela que aparece ali na foto do 75 vermelho. Lindas não?

  3. Impala 409 disse:

    Adoro as rodas turbina, mas elas estão me dando um trabalho danado. As minhas foram descaracterizadas. Por sorte, recentemente um amigo e importador de peças achou três calotas destas rodas nos EUA em uma feira e trouxe para mim, ou seja, ainda me falta uma delas. Acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=UUBFUaXZjD8, neste link é possível ver um Type LT sendo testado e o carro possui as rodas turbina originais, mas a resolução é baixa, uma pena. Você sabia que estas rodas utilizavam um sobre aro também? Por sorte esse sobre aro parece ser reproduzido. Se quiser posso tirar uma foto e te mandar, mas não sei se te ajudará. Tenho alguns materiais de época que talvez possam ser úteis.

  4. Carros Antigos disse:

    SOBRE ARO???? ë por isso então que nas fotos parece que temos 3 cores mas na verdade são 2 mais o sobre aro! Claro! Está explicado. Mas onde você encontra esta peça hoje? Você têm o link? Veja estas imagens que eu mandei pros amigos lá fora e coloquei no que um dia será um blog sobre o 74 em http://74camaro.wordpress.com/.

    Quanto ao vídeo que me mandou, é fantástico! Não conhecia. Muito obrigado mesmo.

    Bom, quanto ao resto do material que você têm, aceito tudo pois nada pode ser descartado quando se trata de restaruar os carros. E, como disse, minha intenção é colocar o blog no ar para unir o pessoal do Type.

    Vou repetir, o video é fantástico!

    Esse final de semana vou começar a colocar o site no ar. Conto com sua ajuda! Abraço, Nik.

  5. Impala 409 disse:

    Nik, entre no site da NPD (http://www.npdlink.com) no catálogo de Camaro e procure pela peça com o código C5871-11A, este é o sobre aro das rodas Turbina (RPO PE1). A peça é listada como uma reprodução, não sei se é boa ou não, mas pretendo comprá-las para meu carro, pois ele está sem. Vou digitalizar algumas imagens que tenho sobre a montagem desta peça e te mando. Mais uma curiosidade, você sabia que estas rodas eram opcionais também para o Chevelle de 73 a 75? vou tentar cooperar contigo com o que tenho de informação, não é muito, mas pode ajudar. Abraço.

  6. Carros Antigos disse:

    Prezado, recebeu meu email? Ë que eu não achei esta peça nem no site, nem no PDF nem no impresso que eu tenho. Alguma pista ou link para esta peça?

    Quanto ao blog do 74, estou colocando aos poucos partes do CD Shop Manual da GM que eu tenho lá. Por favor, comente como esse blog pode ser e na medida do possível, contribua com o que tiver, vai ser muito bem vindo. A idéia, como te disse, é trazer outros donos de Camaro e interessados no carro. Com isso ganhamos todos.

    http://74camaro.wordpress.com/

    Abraço, Nik.

  7. Impala 409 disse:

    Fala Nik, vou verificar a caixa de e-mails, pois não consigo acessar o Hotmail pelo escritório. Por lá te mando a cópia do catálogo com a peça.

    Quanto ao blog, vou separar o material que tenho e te mando por e-mail, espero que o blog ajude a outros que gostam do Camaro 74/81 encontrarem informações úteis sobre este modelo. Um abraço!

  8. Carros Antigos disse:

    Essa é a idéia! Com o tempo a gente consegue colocar ali tão ou mais informações que em outros sites, com a vantagem – espero – de estar mais bem organizada ali. Abraço e feliz Natal!

  9. Caio disse:

    Olá, também tenho um LT 74 e adoro esse carro. Desde criança sonhava em ter um, de vez em quando via um ou outro na rua e me chamava muito a atenção por ser bem diferente dos carros comuns.
    Estou restaurando o meu há quase 06 anos, agora falta pouco para terminar.
    Ótima iniciativa criar esse blog, é um excelente canal para troca de informações e experiências.
    Abç

  10. sergio disse:

    eu sou apaixonado em carro atigos principamente ford -chevrolet dos anos 40 -50

  11. Mateus disse:

    Po pessoa eu sou loco pelo CAMARO TAMBEM.. mas so aqueles mais QUADRADOS sabe .. tipo modelo 69..

    E moro no Brasil .. SP CAPITAL.. e meu sonho é comprar um .. so que eu nao acho ..

    queria saber se alguem ai sabe um lugar que venda.. ou tem algum amigo vendendo ..

    nao precisa estar em OTIMAS condições .. quero ele para mecher sabe .. gastar uma grana..

    queria uma ajuda por favor ..

    qualquer coisa me manda e-mail ou msn …

    teuslacerda@hotmail.com

    obrigado

Deixe uma resposta

