Carros antigos no Rio de antigamente

Existem blogs fantásticos contando, através da fotografia, a história desta nossa cidade já não tão maravilhosa assim. O pioneiro, parece, foi André Decourt que em seu blog Foi um Rio que passou debulha a história destas nossas ruas e paisagens desde 2003. Mas ele não é o único, depois muitas outras pessoas se dedicaram ao assunto, cada qual com seu acervo e abordagem próprias. Conheço e recomendo o Saudades do Rio, o Carioca da Gema, o Arqueologia do Rio de Janeiro, o Alma Carioca e o Rio de Fotos. Claro que sempre pinta uma grande foto com automóveis também, e aí eu peço licença pra essa turma de feras para postar algumas fotos deles aqui. Neste outro blog do FlavioRio há inclusive uma história já antiga, da foto de um Tucker em plena Copacabana, bem documentada que merece a leitura. Ainda têm esta página com uma seção para os transportes no Rio antigo, com fotos muito bonitas, e outra para Ônibus no Rio de outrora. No mais, eu sempre me socorre nestes blogs quando a realidade do Rio me sufoca, e, como tantos, tendo a acreditar que antigamento o Rio era uma cidade melhor. Bom, pelo menos para andar de carro devia ser, pois não haviam estes engarrafamentos nem os assaltos de hoje em dia.

O primeiro carro junto ao meio fio, à esquerda, é um Tucker, em Copacabana.

Enseada de Botafogo e Pão de Acúcar.

Reparem no fino que o carro tira do pedestre: é a cortesia carioca!

Final da Copa de 70, Brasil campeão do mundo.

Centro, Ministério da Fazenda.

Rua Nilo Peçanha, final da década de 50.

Posto de gasolina, Corte do Cantagalo.

Avnida Central, hoje Rio Branco, década de 20.

Manifestação popular, pró (ou contra?) Artur Bernardes.

7 comentários sobre “Carros antigos no Rio de antigamente

  1. luiz fernando de oliveira disse:

    Acredito que deviamos resgatar um pouco desta historia.pois tben eh a historia do brasil nao soh como futebol , o samba mais tbem a historia dos nossos carros . Pois se formos ver daquela epoca ate os dias de hoje sao os carros ,caminhoes , motos e ate mesmo as bicicletas e quem levam esse maravilhso pais para frente entao podemos dizer que o brasil nao eh pais do futebol apenas mais o pais dos carros . Eu amo carros novos , antigos , esportivos , conservador qualquer categoria que envolva carros e devemos resgatar essa historia devemos isso ao povo brasileiro que apaixonado por carros. EU AMO OS CARROS !!!!!!!!

  2. carrosantigos disse:

    Luis, este modesto espaço aqui é dedicado ao meu avô, que curtiu todos os seus carros da maneira que somente alguém de sua época sabia fazer. De futebol ele não sabia nada, mas era interessante como que ele tinha prazer em dirigir, se deslocar, passear. Coisas que não fazemos mais a muito tempo. Tenho outras coisas do Rio, em breve coloco mais.

  3. Náh disse:

    Alguuns anos atras adiqurimos um carro antigo Willys Overland 1946(36)
    tuudo oque sabemos sobre ele é que ele era do Rio da época do Getulio
    Gostariaamos de saber maais sobre ele!eou conversaar com algum colecionadoor…Se pudeer ajudaar (y)

    Brigadaa

  4. Joao Eduardo Pantarotte disse:

    Trabalho maravilhoso e raro.
    Como seria bom se outros que possuem outras reliquias fotograficas colocassem-nas à disposição de quem possa divulga-las.
    Parabéns.
    Pantarotte

  5. Carros Antigos disse:

    Obrigado, Pantarotte, mas o mérito é de quem lá atrás clicou as fotos e dpois de quem as digitalizou. Eu só estou organizado. Volte em alguns dias que eu estou nomomento separando uma coleção inteira de revistas sobre o automobilismo, publicada no Rio de Janeiro entre os anos 50 e 60 que são um tesouro. Eu gosto tanto delas que me dispus a digitalizar todas as que eu tenho – umas 15 ou 17 – na íntegra e compartilhar na internet. Isso não poderia ficar aqui em casa só pra mim! Acho que para os mais velhos vai trazer boas lembranças. Abraço fraterno, Nikollas. Ah, eu também queria que mais gente compartilhasse o que têm. Mas…

Deixe um comentário

