Sir Gerald Wingrove

Para mim, tudo que é de alguma forma derivado do automóvel é interessante. Fotografias, esculturas, cultura, música, enfim, toda manifestação de talento e criatividade é merecedora do mesmo reconhecimento que reservo aos engenheiros e designers de automóveis. Aproveitando a onda dos últimos posts, sobre artistas que se inspiram no automóvel, conto mais esta.

Gerald Wingrove recebeu o título de Sir das mãos da Rainha Elizabeth em 1998 pelos relevantes serviços prestados ao Império Britânico. Sabe quais foram? Ele é um dos maiores construtores de carros da Inglaterra, sabia?

Mas ele não fundou a Rover, nem a MG nem a Jaguar. Na verdade ele faz réplicas de carros clássicos, que por sua vez são disputados por reis, príncipes, sheiks e todo tipo de milionário pois, a cada ano, Sir Wingrove produz apenas 4 unidades, sob encomenda, para seus clientes, contando para isso somente com a ajuda de sua esposa, Phyllis. Em 40 anos de profissão acredita-se que não tenha construído mais de 200 unidades, o que é um feito e tanto, dado ao trabalho de se reproduzir com perfeição meticulosas réplicas, mais do que raras e exclusivas.

Os carros que ele constrói são réplicas perfeitas. Não há preferência. Há Bentleys da década de 30, Dusenbergs dos anos 20, Vauxhall da década de 10, Fórmulas dos anos 50 e 60 até mesmo Ferraris mitológicas que fariam o orgulho do Comendador.

Veja algumas das réplicas de Sir Wingrove e tente adivinhar em que ele é um prodígio. E leia mais adiante…

Já deu para descobrir onde está o talento extraordinário deste senhor e sua esposa? Pois preste mais atenção na foto seguinte, então…

Sir Wingrove produz réplicas, em escala 1/15 ou 1/20 de alguns dos mais fascinantes carros do mundo. Cobra até 25 mil libras (uns 80 mil dólares) por cada e infelizmente a velhice o impede de atender a demanda. Cada detalhe, parte, tecido, metal e couro é reproduzido em detalhes, com o auxílio de plantas, esquemas e vistoria aos modelos que reproduz. Inclusive a parte de dentro do carro, que não está visível ao primeiro contato, é perfeita em cada detalhe, rebite, parafuso e acabamento. Veja os chassis e motores…

Quer saber como que ele faz isso? É muito fácil, veja o caso de um pára-lamas apenas…

Veja mais aluns detalhes do trabalho dele. Fantástico.

Algumas fotos da última etapa. Se é que existe uma, afinal.

E agora um registro para a posteridade.

Enfim, o automóvel é antes de tudo uma máquina de liberdade que inspira nas pessoas seu melhor potencial criativo. Sir Geral Wingrrove é uma delas. Para conhecer tudo sobre seu trabalho, inclusive assistir a um video muito bem humorado, visite o site dele.

2 comentários sobre “Sir Gerald Wingrove

  1. paulo cardoso

    esou produzinho miniaturas de carros antigos em madeira, conto atualmente com 35 peças as quais estão em exposição do detran de são geronimo rs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s