Roberto Lee

O Mário Quintana escreveu um poema que diz, mais ou menos assim: “Na vez primeira em que me assassinaram, levaram um jeito de sorrir que eu tinha; na outra vez em que me assassinaram, foram levando qualquer coisa minha.” A situação do Museu de Antiguidades Mecânicas de Caçapava me fez lembrar destes versos triste e verdadeiros, que bem caberiam como epitáfio para Roberto Lee. Sabe, os carros do Roberto Lee e a vida dele nem são, hoje, tão importantes assim mais, posto que estão no passado e seu destino está selado. O importante, hoje, é reagirmos para impedir que o mesmo não aconteça outras vezes. Como dizem os americanos, toda vez em que vêem um carro ser destruído: ‘We lost one, but let it be remembered by saving others’.

Veja o que estão fazendo com o Museu de Antiguidades Mecânicas de Caçapava, ou simplesmente o Museu do Sr. Roberto Lee.

O museu no início de Novembro deste ano (2008)

museu do roberto lee caçapava

O mesmo local e automóvel no início deste mês, dezembro de 2008.

016145590-ex00-11

O que mais vai acontecer daqui por diante?

Para ver mais fotos de como estava o museu em novembro de 2008, clique aqui.

Para ver a matéria da 4 Rodas de 1974 e a lista do acervo do museu co seus 53 automóveis, clique aqui.

Para ver uma matéria da Motor 3 sobre o museu em 1984, clique aqui.

Para saber das últimas sobre o que está acontecendo em Caçapava, visite o Fórum do Simca do Brasil clicando aqui.

scan01080

Thanks Jesse for the image above.

Vou atualizar aqui os postos sobre o Roberto Lee, que nada mais são que minha reprodução do que outros estão divulgando e conversando pela internet. Meu protesto tarido e ínutil, mas nem por isso desnecessário.

Meus posts sobre o Lee, em ordem cronológica, são estes a seguir.

Os 53 Carros de Roberto Lee

Se fosse possível um dia restaurar integralmente o acervo do Roberto Lee à condição original, esta matéria de 4 Rodas publicada em 1974 seria o mapa do tesouro. Os repórteres V. Zwetsch e Pedro Henrique inventariaram a coleção do Museu de Caçapava de cima em baixo, e ainda colheram histórias maravilhosas do próprio Roberto Lee. A matéria, com 9 páginas, é do tempo em que a revista publicava matérias interessantes e ricas em detalhes. Por tudo isso, é um achado. Ou, se preferir, é o mapa do tesouro do Sr. Roberto Lee.

Nessa história toda, algumas divergências que me fazem espanto. Me impressiona muito, por exemplo, como que este crime pode acontecer logo em São Paulo, o Estado mais rico da federação, berço de nossa indústria automobilística e do antigomobilismo e lar dos maiores colecionadores de automóveis do Brasil e do maior encontro de automóveis antigos da América Latina? Como pode?

A matéria a seguir veio do prezado Mário, que para semana que vêm prometeu mais material arrasador e inédito sobre o que foi um dia o Museu de Antiguidades Mecânicas de Caçapava. Em formato de vídeo desta vez… Vamos aguardar.

Enquanto isso, a turma está conversando no Fórum do Simca.

Os 53 desparecidos de Caçapava

acervo_museu_roberto_lee_cacapava

As legendas a seguir são da Revista 4 Rodas, conforme a matéria que está no final deste artigo para download.012

O sino na frente deste Willys 27 era para espantar as vacas021

O Hispano Suiza 1911 vale (em 1974…) 60.000 dólares031

Só no museu Lee têm 8 packards antigos (tinha…)041

Este Alfa Romeo 1932 andava a 210km/h051

Delage Cabriolet 1937 de seis cilindros061

Entre as antiguidades do Museu há um protótipo do Capeta 1966 da Willys do Brasil071081O Hispano Suiza 1911 chamou a atenção de Phill Hill

09Este é um dos preferidos de Roberto Lee: MG 1952 Tipo D2

101

Este era o carro dos chefes nazistas112

O Packard 1940 Custom para 7 pessoas121

Este Rolls Royce conduziu a princesa Michiko do Japão13

Em 1961 este Packard 1931 tipo Sport Custou Cr$200,00

A íntegra da matéria de 4 Rodas para download. Agradeço imensamente a cortesia do Mário por dividir isto conosco.

pg1pg2pg3pg4pg5pg6pg7pg8pg9

Como era o Museu do Roberto Lee em 1984

Estes arquivos foram enviados pelo Mário, que acendeu o pavio da nossa revolta quando mostrou as fotos recentes do museu do Roberto Lee em Caçapava ao Flávio. Uma vergonha tão grande que até o Jesse, blogueiro da Califórnia, ficou sabendo e está divulgando a causa a quem interessar possa.

O que o Mário nos manda agora são cópias de uma antiga e muito boa matéria da Revista Motor 3 datada de 1984, quando o museu ainda estava inteiro e funcionando. Tomei a liberdade de ampliar as boas fotos que ilustram a matéria, o que só piora a sensação de que, na verdade, as vítimas não são a família ou a cidade que abriga o museu; somos todos nós.

Aí está o museu do senhor Roberto Lee, do jeito que ele planejou, sonhou e construiu. Se você quiser saber como está este museu hoje, clique aqui. Obrigado ao Mário por ter enviado este material precioso.

0407050203011111080610

Faça o download agora das páginas da matéria, imprima e leia.

museu-lee-cacapava-p01museu-lee-cacapava-p032museu-lee-cacapava-p04

museu-lee-cacapava-p021

CARmageddon em Caçapava

O estado em que se encontram os restos dos carros do falecido Roberto Lee revoltam qualquer interessado no assunto. Ver é sempre pior do que saber, e as fotos a seguir são para corações fortes. roberto_lee_cacapava_62

Como forma única e tardia de protesto a este crime contra a memória do nosso país e de um de seus grandes filhos, vou republicar aqui as fotos . Grato ao Mário pela dica e ao fotógrafo desconhecido. roberto_lee_cacapava_94

Para ver as fotos, clique no link abaixo. Depois do pulo, vêm  o susto!

A galeria de fotos assombradas do museu de Caçapava.

Clique aqui para ver a galeria com as fotos do Museu em Novembro de 2008.

A discussão sobre o acervo do Roberto Lee

O Mário veio aqui comentar sobre o ferro-velho lá de Rio das Pedras – inclusive contado do seu contato imediato de 3º grau com os carros em 1994 -  e, como uma coisa leva à outra, tocou no assunto da coleção do falecido Roberto Lee, e se eu estava por dentro das últimas sobre o Museu de Antiguidades Mecânicas de Caçapava. Na mesma hora em que li, vasculhei a memória em busca de rastros do museu e veio pouca coisa recente. Me lembrei de uma matéria do Fantástico nos idos de 80 e poucos, artigos do JB (mais de um, com certeza) e uma revista (Veja?) e fui para internet ver o que estava rolando. Muita coisa, meu amigo!

imgp1968

O assunto voltou com força. Afinal, o Brasil de hoje não é o de 30 anos passados, muito menos o nosso antigomobilismo. Hoje todos sabem o quão importante é preservar e o quanto custa e vale essa parte da memória nacional para que se permita a degradação de um acervo como o do Roberto Lee. Mas, no caso dele, parece que a polêmica chegou tarde demais.

imgp1930

A história é longa e foi resumida num bendito e mui oportuno post lá do blog do Flávio Gomes que você deve ler até o final. Depois, veja esta discussão aqui no Fórum do Simca que, parece, é muito esclaredora sobre alguns aspectos da questão e talvez o estopim de tudo. E, antes de você ira para as fotos recentes do estado de abandono do acervo (que foi pilhado e espoliado despudoradamente nos últimos 20 anos) veja aqui como ele era, em anos passados. Se você chegou agora, adianto que Roberto Lee, nas palavras de Nasser, é pai e mãe do movimento antigomobilístico no Brasil. E tudo o que ele reuniu em vida foi perdido ou furtado pelo descaso de parte da família e das autoridades municipais e estaduais de São Paulo. Enfim, a história é pavorosa, e têm todos os ingredientes possíveis de uma peça de Nelson Rodrigues: sexo, amor, dinheiro e taição. Ah, e automóveis antigos também.

Abaixo, foto antiga do único Willys Capeta produzido, e, a seguir, ele hoje, abandonado no que sobrou das instalações do museu.

o único Willys Capeta produzido ontem no museu de Caçapava do Roberto Lee

o único Willys Capeta produzido hoje no museu de Caçapava do Roberto Lee

Resumo do que encontrei pela web sobre o Roberto Lee e o Museu de Caçapava. Se você puder, escreva e registre em algum lugar seu protesto e indignação. Quem sabe algo ainda pode ser feito contra mais esta vergonha nacional?

Post no Blog do Simca do Brasil

Post do Blog do Flávio Gomes

Fotos do estado atual de abandono do Museu de Caçapava

Fotos antigas do Museu de Caçapava com seu acervo

Mais fotos antigas do acervo do Roberto Lee em Carros Antigos

Fotos antigas do Museu no Portal Auto Classic

Este tópico sobre a possível passagem do Carcará pelo Museu do Lee no FNVA

O amigo Jesse, do Just a Car Guy, se sensibilizou com a história e está dando destaque em seu blog sobre o assunto. Pelo visto, lá eles também sofrem do mesmo mal, como você pode ler abaixo nos comentários dele. Para ver o post do Jesse sobre o assunto clique aqui. Para deixar uma mensagem, comente abaixo.

30 comentários sobre “Roberto Lee

  1. Pingback: O segundo assassinato de Roberto Lee e seu Museu « Carros Antigos

  2. Jorge Botelho

    Um crime, um absurdo!!! Isto jamais estaria acontecendo em um pais em que a cultura
    não fosse relegada a planos inferiores. Fato como este demonstram o descaso das nossas autoridades com a história e passado do nosso Brasil.

  3. Carros Antigos Autor do post

    Jorge, só quem gosta destas coisas com o coração e pelo prazer de vê-las disponível para todos sabe o quanto dói ver tudo isso destruido. Abraço, Nik.

  4. Pingback: CARmageddon em Caçapava « Blog dos Carros Antigos

  5. Pingback: Museu do Roberto Lee na TV « Blog dos Carros Antigos

  6. Jarbas Junior

    Eu vi a reportagem na band e fiquei impressionado com o descaso da familia com museu e das autoridades em cuidar dos carros antigos .. Sempre sonhei com um carro desses hoje eu vejo o passado do país ser destruido é uma vergonha !!

  7. Pingback: 57′ Heaven Museum - FOR SALE « Blog dos Carros Antigos

  8. Carlos Eudes

    Na verdade a responsabilidade do museu, que é particular, é unicamente da família.
    As autoridades pouco ou nada podem fazer, pois não se trata de um museu público.

  9. João Carlos Pozzoli

    Pelo que sei, e que acompanhei da história sobre o Roberto Lee os auromoveis e objetos do acervo são tombados pelo governo estadual, quanto ao imovel este pertence a familia.

    Imagine alguem tendo a responsabilidade de cuidar de um aervo sem dono.

    Quem vai dar recurssos para recuperar ou cuidar do acervo?

    É bem mais facil achar culpados do que uma solução.

  10. Danilo Archilhas

    Como existem pessoas idiotas ao ponto de não conservar este acervo.

    Como já dizia O BRASIL TEM A PIOR ARMA DE GUERRA DO MUNDO “” A ignorância DO BRASILEIRO” E SEU QUARTEL GENERAL EM BRASILIA comandado pelos politicos sem escrupulos.

    Hoje eu to filho da puta com a falta de ORDEM E PROGRESSO. Como o Prefeito da Cidade de Caçapava pode deixar a historia acabar assim, sera que ele já teve que restaurar um carro ou ate mesmo cuidar de um já pronto para saber como e dificil manter a diciplina e concluir qualquer empreitada quando se fala de carros antigos.

    ORDEM E PROGRESSO. Vamos perguntar nas ruas quem compôs o Hino Nacional dando um premio para quem acertar…….Vai faltar espaço para guardar os premios pois ninguem sabe PORRA NENHUMA!
    Agora pergunta nas ruas quem foi eliminado na FAZENDA o novo reality show da Rede do Bispo……Todos sabem cuidar da vida allheia…

    MINHA IRA FOI DESPERTADA POR VER AS FOTOS DESTE MUSEU EM CAÇAPAVA. E tem mais., Tem um bando de idiotas que se dizem menbros do museu para zelar pelo mesmo, VÃO SE FODER vão zelar pela suas vidas pois tomar que o capô de um daqueles Cadillacs se feche na cabeça de algum curioso tentando roubar mais uma peça.

    E tem mais um recado para a Prefeitura de Caçapava se não for do interesse cuidar eu CUIDO !!

    Danilo Archilhas.

  11. Eduardo Thomé

    Não precisa que ninguem cuide mas pelo menos que alguem não deixe que acabem de levar o que ainda resta, e quando aparecer um novo (LEE) com todas letras em maiusculo pois ele sim éra um colecionador que tinha amor por carros antigos, quem sabe nossos netos e bisnetos ainda poderão conhecer alem das revistas, oque a industria automobilistica colocava a disposição do ser humano, não estas coisas que estão pelas ruas, que após um carro sair de linha em 20 anos quase nenhum vai existir, que não é caso destes carros que estão abandonados e mesmo assim resistem ao tempo e aos ladrões.
    Obrigado
    (senhores colecionadores acordem, antes que sejá tarde demais)

  12. lucio pereira

    gostara eu de levar o premio da mega sena, pois de coração, arrumaria carro por carro desta coleção, só para sentir o prazer que LEE sentiu,
    mas ´por enquanto colocaria alguns cães famintos ali para separ os ovo
    desta raça de vandalos ladrões de peças, e,que com certeza não dormem em paz, ali foi tudo construido para ficar para eternidade .

  13. Marcos Rommel

    verdadeiro desrespeito a memoria do nosso amigo colecionador, tanto esforço acabar assim , infelizmente esse é o Brasil que vivemos “terra sem lei”

  14. paulo sergio

    o que fisseram deste museu em caçapava foi um insulto aos amantes de carros antigos estou indignado sem palavras para dizer o que fizeram com roberto lee
    é como matar um ser vivo , mas acredito que um dia um apaixonado por esta historia resgatara estas lembranças.

    fica aqui os meus sentimentos.(+++) ao roberto lee

  15. Voulgan

    Willys Capeta… Alguém já ouviu em falar?
    Pois bem… Rídiculo isso, ficar escondendo tesouro da sociedade!
    COVARDIA!

  16. MARCOS VINICIUS DIAS RIBEIRO

    EU QUERIA UM CARRO ANTIGO PARA REFORMAR NÃO IMPORTA O ANO MAS Q NÃO FOSSE MUITO CARO MAS C/ PREFERENCIA DE 62 A 78 DE R$500 A R$1800

  17. andrezao

    Se eu nao me engano,uma vez tentaram tirar o museu de Caçapava mas o povo daqui fez passeata
    e nao deixou.Ai deu nisso,provando mais uma vez que nos brasileiros,seremos um povo sem historia.cade a taça do tri?

  18. andrezao

    só uma observação;o Willys Capeta era o preferido da molecada,que pena! ja era, ficou na memoria.

  19. valdirlei junior cardoso

    espero que essas raridades nao suma como muitas historias do nosso automobilismo, ou a nossa propria historia, quero deixar aqui o meu agradecimento por ainda ter a oportunidade de ver esses carrões.

  20. valdirlei junior cardoso

    fazia tempo que via uma coleção de carros tão perfeita, pena que alguns dos carros estão tão deteriorado, a ponto, de nao ter como reforma-los, que pena, pois meus filhos vao perde isso

  21. Rubens

    Boa tarde Pessoal !!!

    Sou morador da Cidade de Caçapava-SP.

    Para que todos saibam que a coleção de Roberto Lee foi restaurada (Os que nao foram roubados) e estará em exposição do proximo dia 30/03/2012 no Centro cultural de Caçapava.
    Quem se interessar me envie um email que remeto com a programação que a prefeitura me enviou, ok !!!!!

    rzjunior@gmail.com !!!!

    E aproveitando tbm, conheçam meu site:

    http://www.HospedagemMestre.com.br

    Alugamos lojas virtuais entre outros sites.

    Até mais !!!

    Rubens !!!

  22. adriano morais

    estive lá em 90 e já estava sendo saqueado. não tem mais quase nada. tenho varias fotos.

  23. Rubens

    Adriano Morais !!!!

    Se pudesse me passar essas fotos ficaria muito feliz !!!

    Pois soube essa semana que meu avô trabalhou no museu, mas mainha mae nao sabe dizer oq ele fazia lá. Acredito que ele tenha conhecido Roberto Lee, pois meu avô morreu em 1981. Se tivesse alguma foto que apareça meu avô seria muito melhor !!!

    E obrigado !!!

    Até mais !!!

  24. jcflores

    Prezado amigo: Parabéns pelo blog, bastante interessante. Suas informações com relação ao Museu Roberto Lee, estão um tanto quanto desatualizadas. Sugiro que veja nossas postagens e demais assuntos sobre Roberto Lee, nas páginas de http://taiada-blog.blogspot.com
    Acabamos de realizar (terminou ontem) um grande Festival de Antigomobilismo em Caçapava.
    Maiores informações, entre em contato com jcflores no taiadablog@gmail.com
    Grande abraço.

    jcflores

  25. carrosantigos Autor do post

    Flores, eu faço questão de ficar desatualizado sobre o assunto acervo do Roberto Lee. Mas, mesmo assim, as notícias me chegam, como sobre a matéria que a Globo fez sobre a Alfa que, supostamente, foi da Elenice. Ouvi que isso foi o maior embuste e barriga da Globo, que por má fé ou descuido repetiu uma ladainha sem nenhum fundo de verdade. Supostamente, claro, pois eu não me meto nesses assuntos nem neles tenho interesse.

  26. ADMR

    Ótimo blog, não conhecia esse acervo, mesmo morando aqui do lado de Caçapava.
    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s