Ford 1949 & 1950

Os novos Ford para 1949

Depois que eu andei no Ford 1950 de um amigo, um raro modelo coupê Crestliner, o carrinho passou a me ocupar a atenção. Até demais. Estes Ford (1949 e 50) não saem mais da minha cabeça e talvez organizando aqui um pouco da história deles isso passe. Vamos ver. Como sempre, o texto é pretexto para compartilhar fotos que eu adoro.

1949 Ford Club coupe

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Como todo mundo já devia saber, exceto eu, os Ford 49 foram o primeiro design original da Ford depois da II Guerra Mundial, um período traumático na empresa que perderia seu fundador e seria sucedida pelo neto de apenas 30 anos, Henry Ford II, em 1947. Foi um projeto inteiramente novo, que corrigiu aspectos defasados ou mesmo obsoletos dos Ford de 1948, que nada mais eram que a reedição dos modelos para 41 e 42.

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O Ford 49 foi apresentado ao mercado posando ao lado do Modelo T (acima). A mensagem era óbvia: “nós vamos revolucionar sua vida novamente!”. E ao que parece conseguiram pois, segundo o próprio Henry Ford Museum, os Ford 1949 e 50 salvaram a companhia da falência.

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A Ford reforçou esta mensagem de um produto inteiramente novo, um marco na história da companhia, o que ele de fato foi. Acima, colocando na perspectiva correta em foto do ano do lançamento: o Ford modelo A, o modelo T, o sedan 1948 e o novíssimo 49. Abaixo, dois outdoors também de 1949, em que é fácil entender com que velocidade se deu o sucesso dos novos Ford.

ford49

Acima, quase um milhão de Fords vendidos em 1949. Logo depois, no mesmo ano, já somam mais de um milhão.

ford2

colorComo dito, quando acabou a guerra, nem a Ford, nem a Chrysler e nem a General Motors tinham um produto novo para oferecer ao mercado. O que é fácil de compreender, pois eles passaram os últimos anos fabrincado fuzis, penicos e bombardeiros, em nome do esforço de guerra. Quem saiu na frente foi a Studebaker (”First by far with a pre war car”) e  a Kaiser-Frazer, estes sim fabricantes dos primeiros veículos do pós-guerra. Seus carros, modernos e originais, serviam para ngativar ainda mais a imagem do produto antiquado e defasado que as majors ofereciam, e isso era péssimo para os negócios, como se pode imaginar. Bastava colocar um Chevrolet 39 ou De Soto 40 ao lado de um Studebaker para que o constrangimento fosse total.

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O pós-guerra foi uma época difícil para o americano em particular. O novo Ford fez parte desta história com entusiasmo e qualidades que o transformaram em um clássico.

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O desenvolvimento do projeto do Ford foi muito parecido, dizem os entendidos, com o de outros automóveis. Confuso, tumultuado, violento. Há um artigo interessantíssimo aqui que conta em detalhes todo o processo. Leitura obrigatória. Mas também não deixe de ver o vídeo que o Mário Buzian me enviou a dica, a versão em película da Ford para a mesma história. Imperdível.

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Acima, promoção do lançamento do 49 e abaixo um coupê Crestliner como o do meu amigo San, em foto de fevereiro de 1956.

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Depois que o carro se tornou um sucesso, muitos disputaram a paternidade do design, entre elas Robert Bourke, egresso da Studebacker que, dois anos antes, lançara no mercado um nariz (spinner) muito parecido em sua linha. Mas, ao que parece, foi um certo Joe Oros o designer responsável pelo toque de mestre tão característico nos Ford 49 e 50, além de outras partes do projeto.

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A foto acima é do início da década de 60, na Califórnia. Parece cenográfica mas não é. Apenas mais um dia na vida de um jovem de sorte, pois se não!

Os Ford 49 tinham duas ou quatro portas e estavam disponíveis em duas versões, Standard e Custom. O pára-brisa bipartido era um capricho comum da época. O teto era alto mesmo e era impossível não reconhecer aquele nariz por aí, que esteve presente até o ano seguinte sendo aposentado em 1951. Neste ano de 1949 foram vendidos mais de 1.100.000 carros, gerando um lucro de 177 milhões de dólares em dinheiro da época para a Ford Motor Company.

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O Ford é o carro do trabalhador comum, reconhecido por entregar boas qualidades  e uma mecânica confiável. Um automóvel honesto, como se diz. No caso do 49 isso se torna evidente na medida em que a única coisa herdada de outros projetos é justamente a mecânica, os V8 flathead que a Ford havia lançado em 1932. Robustos e confiáveis, o que mais se precisava para complementar um conjunto tão harmônico, bonito e agradável?

Abaixo, algumas fotos que eu gostei sobre este carro que ainda não saiu da minha cabeça. Com tantas qualidades, como poderia ser diferente?

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1949 Ford woodie wagon in front of home with family

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Para quem quer ler mais, recomendo:

1. Henry Ford Museum

2. A história do projeto do Ford 49

3. A história do Ford Crestliner 1950 e 51.

Linha de montagem do Ford 1949

Complementando o meu outro post sobre os primeiros Ford do pós-guerra, seguem as fotos da linha de montagem dos Ford em 1949. Fotos muito bonitas, artísticas. Gostei muito das fotos em que o trabalhador faz sua refeição dentro da linha de montagem. Quantas reflexões a partir desta foto, não é mesmo?

E para ajudar você a refletir um pouco sobre o significado desta época, saiba que em 1949, nos EUA, um carro como o Ford custava uns US$1.650,00; a gasolina custava US$0,26 por galão; uma casa de porte médio uns US$14.500,00 e uma novíssima televisão DuMont de 20 polegadas custava US$999,00 ou quase o preço de um carro novo.

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Ainda o Ford 49

Eu disse que estava obcedado pelo Ford 49. E isso ainda rendeu um outro post, mas agora acaba, esse é o último. É que eu não me sinto bem sabendo que ainda restam algumas fotos que podem ser do agrado de mais alguém. Ei-las.

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Acima, três fotografias do lançamento do Ford no Salão do Automóvel de Chicago em 1950.

Abaixo, o lançamento do Ford 49 no Brasil, lá do blog do Guilherme, o Antigos Verde e Amarelo. Reproduzida sem permissão!

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Ainda o Ford 49 (culpa do Luís)

Depois da observação do Luís sobre a foto do Guilherme do Ford 49 ao lado do T, no Brasil, me deu um estalo e me lembrei desta foto, bem conhecida e inclusive publicada aqui mesmo antes. Assim, por culpa do Luís, segue o último post sobre o Ford 49… para fazer mais conta!

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A foto é datada pela LIFE como sendo de 1948. O garboso grandalhão aí na frente é Henry Ford II que se tornaria ainda mais rico que o avô com o novo Ford no ano seguinte.

Ainda o Ford 49…

Bem, tecnicamente este post não é sobre o Ford 49, pois o carro da foto que o Guilherme me enviou é modelo 50… ;)

Clicado em Águas de Lindóia em 2006, este raro conversível estava à venda. Prova de que pelo menos um sobrou no Brasil. Lindo, não?

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Ford dealer, Austrália

Ford 1949 sainda da concessionária.

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Sonho partido

O assunto do Ford 49 e 50 não vingou…

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Ford Shoebox

E preciso comprar um Ford 49/50 com urgência, para tentar me libertar da obsessão por este carro tão simpático.

Abaixo, cabine de teste, congelando o coitado para ver se pega de primeira.1949_ford

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1949_ford_shoebox41Quano o Buzian gritou que elas estavam disponíveis na rede eu respirei fundo, sabia o significado e o que esperar disso. Quando cliquei no link da Popular Science e depos no da Popular Mechanics, tinha um período específico em mente, que não deve ter sido o mesmo que o seu, quando você clicou lá pela primeira vez. Eu fui direto procurar informações sobre o primeiro Ford do pós-guerra, os shoebox de 1949 a 1951. E achei.

Estas vieram da edição de setembro de 1948 da Popular Science Magazine, que o Google fez o favor de digitalizar. Pena que a matéria não está completa, mas vale por ser o anúncio oficial do Ford  para o ano seguinte, 1949. Vale pelas ilustrações e pelo registro histórico.

Outras coisas do Ford 1949 e 1950 estão aqui neste link.

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35 ideias sobre “Ford 1949 & 1950

  1. VICTOR FERREIRA

    os FORD de 49 eram unicos modernos e verdadeiramente belos serviram de base pra outros modelos da empresa no mundo como inglaterra,australia e frança
    tanto q continuam populares ate hoje

  2. Edu Bocchese

    Cara!
    Procurando imagens do Shoe Box enconrei essa postagem do teu blog.
    Sensacional.
    Coleciono miniaturas e o SBox é a minha favorita.
    Parabéns pelo blog, tá massa!

  3. Carros Antigos Autor do post

    Sério, Edu? Pô, eu coleciono fotos com os Shoebox, tenho mais de 750 fotos de época em que ele aparece de alguma forma. Um dia começo a publicar isso aqui. Agora, se quiser fotografar tuas miniaturas, manda pra mim que eu terei o maior prazer em colecionar as fotos e publicá-las aqui.
    Abraço, Nik.

  4. Edu Bocchese

    Nik!
    Não tinha visto tua resposta, mas passando aqui hoje pra “filar” uma foto para o mesmo fim, vi tua resposta.

    Este fim de semana quero fotografar meus Shoe Box, já que chegaram mais duas (agora são 14 se não me engano) e com prazer mando pra ti.

    Abraço! O Site tá show!!!!!

  5. washington luiz inacio ferraira

    olá pessoal, dei uma passada pelo site e fiquei me perguntando contente com as materias em especial dos fords. então aí vai minha questao. gostaria de ver materias sobre as pickups ford, pois tenho uma f1 1951 e gostaria de me aprofundar mais no conhecimento desta pickup, afinal de conta, as pickups ajudaram no progresso do pais e por que nao dizer no mundo. um abração pessoal.

  6. Nikollas Ramos Autor do post

    WAshington, agradeço a visita e assim que sobrar tempo, sacio a nossa curiosidade pelas caminhonetes. Falta de tempo mesmo.
    Abraço, Nik.

  7. Roberto Cesar dos Santos

    Ola, prezados
    Ver fotos de um Ford49 mantem aquecida a memoria antiga
    No meu caso, eu regresso a minha infancia, mais especifica
    mente ao meu nascimento em 01/01/49. Tambem sou um
    ‘classico’ do posguerra. Explico melhor. Meu pai,
    marinheiro da Marinha do Brasil, regressa da Europa, onde
    foi buscar os pracinhas da FEB. Retorna ao Rio, onde residia
    e conheceu minha mae. Ele vindo de Floripa-SC, ela de
    Carangola-MG. Nao deu outra, casaram-se em 1948 e vieram
    para Sampa onde nasci. Minha mae jura que eu fui feito na
    Travessa da Central do Brasil, esquina com a famosa
    Avenida Central, que aparece no filme Central do Brasil do
    Walter Salles. Eles ganharam uma copia de presente da
    locadora e assistiam todas as noites enquanto meu pai esteve
    vivo e minha mae ainda nao havia sido internada numa casa de
    repouso, que a atende com todo conforto e carinho. Se o
    Waltinho conhecesse a historia faria outro filme. Meu pai adorava
    Ford. Teve Caminhonete29, Fordor2pts35 e 36 e um sedan4pts37.
    Teve ainda uma caminhonete39, na qual aprendi a dirigir.
    Eu passei a vida morando em Sampa e ferias maravilhosas no Rio
    nas casas das tias, no carnaval, na farra com as primas cariocas.
    Saudades, saudades, saudades ! Como dizia a minha mae, com
    a alegria das marchinhas de carnaval eu sou um “Paurioca” abraços.

  8. Ronaldo Scomazzon

    Oi; assista o filme The Last Hero American, Com Jeff Briges de 1973, onde à uma cena com um belo Ford 1949 numa verdadeira prova de chock car. Um abraço Ronaldo Scomazzon de Garibáldi RS.

  9. Edu Bocchese

    Nikollas, ainda to te devendo as fotos das minis, mas loguinho to mandando.
    To compilado uma matéira sobre O Shoebox e aqui é fonte certa de pesquisa, e
    claro vou citar as fontes.
    Se quiser passa no fórum ( clube171.forumeiros.com ). Tem além de colecionadores
    de miniaturas, um bando de aficcionados por carros.

    Abraço!

  10. Homero Buzzi

    Como encontrar fotos de caminhão Kaiser – Frazer o ‘ford alemão’, de que tem ainda alguns aqui no Vale do Itajaí?

  11. Helegda

    Parabéns pelo seu blog. Foi muito bem montado e acrescenta valiosas e saudosas informações sobre esses belos automóveis. Fiz minha graduação em medicina na UFRGS em um ford 1951 custom 4 portas que já era da familia. Agora já formado há 10 anos consegui adquirir um ford crestliner 1951 e um club coupe 1949. Agradeço por informações que puderem me enviar sobre esses carros. Um abraço.

  12. salomao

    cara, parabéns, voce não é doente, é um especialista em coisa boa.
    estes ford que vc dedicou tempo pra nos presentear, são uma raça extinta que não fabricam mais, tinham paixão glamour e eram feitos pra durar em estradas e condições impensáveis.

    Parabéns
    Em tempo, vc sabe onde tem um destes aqui no Brasil, velhinho pra restaurar?

  13. Fábio Errante

    Blz pessoal?

    Adorei as fotos.
    Salomão tem um aqui em casa em SP para restaurar, se trabalhar com isso entre em contato.
    (11)7841-5919 Fábio

    Abraços

  14. J.Alvaro

    caro amigo gostei muito das fotos do ford 49 e 50 ,sou fã do carro e tenho essa revista citada em bom estado e breve vou postar sem mais um abraço

  15. Tuninho

    Quando olhamos fotos deste tipo, pelo menos eu, me remeto a aquele tempo onde eu ainda não era vivo mas que me faz sentir o quanto deveria ser prazeroso ter aqueles carrões maravilhosos. Tenho um sonho de ainda possuir um e não mais vendê-lo. Estes veículos desta Época de Ouro, são os verdadeiros trabalhos de mestre que, na minha opnião, tem todo um trabalho artesanal e caprichoso, ao contrário dos carros de hoje em dia que não passam de artigos puramente comercias sem beleza em sua maioria. Muitos têm uma tecnologia e tudo mas, não possuem persolnalidade própria como os antigos. Se você pega um carro de um fabricante como a própria Ford, compara com um GM ou um asiático, é tudo igual, comum, cansativo e etc. Parabéns pelo post bem enriquecido de belas fotos e cultura. A propósito, o melhor é ver belos carros antigos ouvindo também belas músicas da época. Aliás, o melhor deve ser curtir músicas da época dentro de um destes aí, concorda?

  16. Hermes jose de freitas

    Eu andei em um deles;de um tio ;já tinha uns 7 aninhos;bem hoje tenho um (fordor 49 verde musgo) 4 anos correndo atras de peças;nem paro para pensar quanto gastei (rsrsrs) ;mas estou chegando lá.Aviso o ford 49 é o mais dificil de restaurar;tem peças que sómente foram feitas para ELE…50/51/52….é diferente……Prepare o bolso para deixar original…tudo tem que trazer do USA e para cada USD$100,00 (peça) some o frete (supondo USD$50.00) te custa USD$150.00…..ai que começa o jogo toma de cara 60% imposto de importação em cascata….vai USD$240.00…leva mais 18% de IPI/ICMS toma mais usd$ 75.00 (liberação baratinha do correio…ate 30 kg)…bom o caldo engrossa……
    Pense….um jogo de forraçao (original) vale lá USD$ -+ 3000.00
    …………..um rádio USD$ 580.00…..um jogo (5) pneus faixa branca banda 4 pol USD$ 160.00 ;cada…põe frete / impos/liberação
    Então amigo….ao comprar um ligue mais para os detalhes…lata e pintura é o de menos…lógico tem que ser o funileiro (nada de massa ;acertar no estanho e lima raspar tinta esquece….jato de areia ao metal branco comendo todos podres e soldando de topo os remendos)…ai a pintura é light (claro raspou fundo no ato).
    COMO BASE: UM carro deste (INTEIRINHO ORIGINAL) vale de 80 a 100USD$ mais frete e impostos ;como diz um sêlo adesivo americano: A diferença dos brinquedos entre as crianças e os adultos…..está no PREÇO
    è isso; mais vale a pena ver os comentarios acima.

  17. Carlos K. Françoso

    Tenho uma custom coupe 1950, e pretendo começar a restaura-la, estou visitando, todos os sites, em busca de informações e peças, gostei de saber que tem muitos fãs do shoe-box, se alguem tiver uma listagem de fornecedores de peças, agradeço.

  18. Valerio luiz trevisan

    Boa tarde a todos simpatizantes dos Ford.
    Eu tenho um caminhão Ford F6 ano 1948 zero bala.
    Rodou de quatro a cinco anos , depois ficou debaixo do galpão .
    Só meu galpão já fazem mais de 30anos
    Me pediram ele para levar em duas exposições em Chapeco Sc .
    Tinha vários caminhões , ele foi premiado as duas por originalidade

    Abraços a todos
    Valerio trevisan

  19. pedro

    tenho 23 anos e sou apaixonado por carros antigo, na minha opniao deveria serem fabricados novamente com o mesmo designe da epoca,

  20. Célio Helegda

    Olá Nick. E o Celio. Como esta seu belo ford custom 1951? Consegui terminar os últimos detalhes que faltavam para deixa-lo 100% para rodar? A ultima vez que nos falamos parece que estava refazendo a elétrica e freios se não me engano…precisarei de sua ajuda impressindivel ajuda e de nossos amigos do blog fantástico que criastes. Vou iniciar o processo de restauração do crestliner 1951 e do fairlene victoria 1955. Precisaria escolher detalhes como cor, tapeçaria, teto vinil, aquisição de detalhes como escrita crestliner do painel ( que vai próximo ao brasão da ford perto do porta luvas), calotas do modelo( que senão me engano tem uns adesivos de circulo preto em torno do aro, friso que vai no para lamas( pois o q esta nele e o do custom nos paralamas, mas nas demais partes e do crestliner mesmo).. Enfim, preciso garimpar muitas informações e precisarei da ajuda de vocês. Como havia dito, o carro estava no RS-POA na garagem onde deixava meu custom 4 portas 51, que pus lá quando havia trazido até MS-Campo Grande onde resido há 13 anos. Agora também trouxe o crest para cá e vou iniciar a minuciosa e dispendiosa restauração. Vou te enviar as fotos do passo a passo se assim desejarem e gostaria que me ajudassem com opiniões e informações para deixa-lo o mais original possível. Qual e mesmo seu e-mail caro amigo Nick? Um forte abraço a todos os amigos apreciadores dos shoebox.

  21. Célio Helegda

    Em tempo encontrei seu email nos arquivos que havia enviado há algum tempo atras. Enviei algumas fotos do victoria 55 e crest 51. Vou restaura-los numa empresa especializada em restauração de antigos que e do marido de uma amiga e colega de trabalho. Um abracao

  22. Hermes jose de freitas

    Bem ;já estive aqui; precisamente em 13/10/2012 ; durante este tempo diria diuturnamente correndo atrás de peças raras do ford 49 e praticamente fechei as realmente difíceis (chave de seta STX original) moldura do lado direito (a da esquerda é mais fácil) mais por fim a fechadura de porta traseira lado esquerdo rara somente serve para o 49 (a do 50 é diferente que canseira….por fim quero registrar meu agradecimento a SHOEBOX através do meu amigo KEWIN…sem o qual não conseguiria (teria que mudar para as do 50 ) este foi para mim o fato mais significativo neste período.
    Claro neste interim adquiri outras peças para substituir por invencionices de donos anteriores ;fora ser utilizado como carro doador;mas interrompi o processo no inicio.
    Bem após restaurar as peças todas e adquirir as fáceis vamos iniciar a montagem do mais velho e “FEIO” da série 49 50 51 52 53
    Mas um 49 (early) fica com o maior mérito “FUI O PRIMEIRO”
    REITERO OS MEUS PARABENS AO BLOG

  23. EVERTON GEREMIAS MANÇANO

    GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DÚVIDA COM OS AMIGOS: QUAL A MEDIDA ORIGINAL (DE FÁBRICA) DOS PNEUS QUE EQUIPAVAM OS FORD 1949/1951?

  24. guido torre junior

    não podemos deixar de mencionar, que este modelo 49, do qual eu já tive a felicidade de te-lo guiado e na época levado minhas namoradinhas, num carro que dividiamos também com meu irmão roberto e amigo fernando, modêlo este que serviu de inspiração para a Ford Inglesa, que produziu a partir de 1951 seu maravilhoso consul, carro de porte médio, que meu pai comprou na agência Ford de Joinville-SC, no ano de 1952, que eu comecei a dirigi-lo, desde os meus 10 anos de idade, que saúdade…

  25. mauro

    to sem palavras, apenas uma ta gritando dentro da minha cabeça “C O M O V E N T E”

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