Concessionárias Antigas

Incrível, mas mesmo nos EUA a história das concessionárias – dealerships – de automóveis é muito mal contada. Os livros são poucos, as próprias montadoras não dão o destaque merecido e na internet existe muito pouco. Mesmo assim, fui à luta pra achar imagens destas empresas que eram a porta de entrada para o sonho do automóvel novo, zero quilômetro. Ainda hoje, porém com menos fausto e glamour, as revendas são um lugar fascinante, pois só ali o prduto existe virgem e imavulado a espera do futuro dono. Tudo encanta e impressiona, seja o showroom ou sejam os materiais de venda, como brochuras, folhetos, tótens e todo tipo de comunicação visual que quer reforçar no comprador o ímpeto de fechar negócio, levando para casa o sonho do carro novo.

Estes belos neons foram varridos das concessionárias americanas nos últimos anos. Em breve, coloco aqui fotos somente destes belos letreiros.

Para reforçar este silêncio generalizado dos pesquisadores sobre o assunto, cito o blog do Dave Immel, o YourCarSalesman. Dave é dono de uma revenda Chrysler e Jeep em Milwalkee, e está enfrentando sérias dificuldades em seu negócio, como se é de imaginar. Em seu blog ele lamenta a falta de registro histórico desta parte substancial da indústria automotiva americana, conclama os conterrâneos a organizarem um museu das Concessionárias e termina num desabafo próprio de quem têm na profissão um caso de amor.

Ele me prometeu imagens raríssimas de dealers em décadas passadas, pois parece que ele têm um bom acervo particular e, além do mais, a família está no negócio a três gerações! Vou cobrar. Enquanto isso, segue uma coletânea do melhor que eu encontrei na web, imagens fantásticas das concessionárias americanas em décadas passadas. Seprarei as imagens entre as três grandes montadoras, General Motors, Ford, Chrysler, e suas subsidiárias, como Pontiac e De Soto. O último lote é sobre carros de aluguel e outros aspectos da indústria. Espero que goste.

Uma imensa composição leva para as concessionárias a linha de pick-ups Chevrolet para 1954. Ao fundo, as montanhas da California.

Eu estou preparando a mesma coleção de imagens das concessionárias no Brasil. Caso você tenha alguma foto, envie para mim, por favor.

Acima, uma loja de esportivos ingleses, alemães e outros carros. Clique para ampliar.

19 ideias sobre “Concessionárias Antigas

  1. Javier

    Achei muito interessante ver as fotos de concessionários americanos
    Abaixo um site onde há uma foto de concessionário antigo em Belem da GM
    http://www.importadora.com.br/im_nossahistoria.asp

    Estou procurando fotos de concessionários antigos no Brasil para um trabalho para a Universidade. Se tiver alguma poderia me encaminhar?
    Obrigado
    Javier

  2. silvio

    cara..parabéns pelo seu blog…muito bacana mesmo!!difícil achar um blog na net com tantas fotos antigas e de época assim….de tirar o chapéu..mais uma vez parabéns…!!!

  3. carrosantigos Autor do post

    Javier, grande dica, em breve vou organizar alguma coisa específica sobre venda de carros no Brasil, e esta foto vai estar lá, com certeza. Por hora, recomendo o http://www.museudodge.com com as fotos de antigas Concessionárias Chrysler no Brasil, inslusive a antiga Nova Texas aqui no Rio. São muito boas as fotos. Além deles, procure os amigos do http://www.carrosantigos.com que têm uma quase-enciclopédia sobre a história do automóvel no Brasil publicada em seu site. Aqui no blog há alguns posts sobre o assunto, especificamente a Fiat em Minas Gerais, faça uma busca. Por hora, é tudo o que tenho para o amigo. Abraço, Nik.

    Silvio, agradeço as palavras de estímulo. Apareça e escreva sempre. Abraço fraterno, Nik.

  4. Pingback: Springfield, Massachusetts « Carros Antigos

  5. Sergio

    Se possível gostaria de saber como entrar em contato para obter informações sobre o “HISTÓRICO DAS CONCESSIONÁRIAS NO RIO GRANDE DO SUL – BR”, antes e depois da vinda das Montadoras e Fábricas para o Brasil. Aguardo retorno.

  6. SERGIO GOMES

    Apreciei muitíssimo este site. Há tempos soube que a editora Motorbooks tinha um livro sobre revendas de carros nos Estados Unidos. Mas não encontrei nada no Brasil. Nem no site da editora. Imagino que esteja fora de catálogo. Se alguém souber de alguma pista, gostaria de ser informado. A Motorbooks tem também livros ilustrados sobre postos de gasolina, entre outras edições sobre carros antigos, muito interessantes.

  7. Marcelo Fernandes

    Cara. Show de bola seu blog.
    Estamos criando um site de fotos antigas de Santo Antonio-RS e teu blog está me dando boas idéias.
    Já tenho promessas de fotos de uma revenda da Willys, uma da DKW, uma da Ford e uma da Volks que tinham aqui, espero conseguir em breve.
    Abraço e reforço: Show de blog.

  8. Carros Antigos Autor do post

    Ei, quero todas estas fotos depois, hein?! ;)
    E no mais, pegue o que precisar e avise quando seu blog estiver no ar. Minh aúnica sugestão: hospede aqui no wordpress, mesmo que use um doínio particular. Ë muito fácil administrar um blog aqui.
    Abraço, Nik.

  9. André Gustavo

    Cara, o teu site é mesmo uma viagem ao passado. Adoro carros antigos, principalmente das décadas de 50,60 e 70, mas em especial procuro informações do lendário Crysler turbina de gás, um carro pioneiro no mundo dos motores turbos e personagem principal do filme Demônios da Pista. Se você tiver alguma informação desta máquina mande para mim amigo, eu serei eternamente grato. Obrigado e parabéns pelo site, aquele abraço.

  10. Nikollas Ramos Autor do post

    André, obrigado pelos elogios. Mas a documentação sobre o Chrysler que procura é farta na internet, bem fácil de se rastrear. Não tenho nada pra te mandar, mas você não terá dificuldade em encontrar o que procura.
    Abraço, Nik.

  11. SERGIO GARRIDO

    barbaridade que coisa linda ,alguem tem um maquina pra min voltar no tempo,ve isso de perto sensasional.

  12. Virgilio Xavier

    Nikollas

    Boa noite.

    Mais uma vez quero te dar os parabens pelo alto nivel das materias postadas em seu blog e mais uma vez agradecer pela oportunidade repassar algumas delas atraves do meu blog. Sinceramente , fico surpreseo e curioso em saber com vc consegue material de excelente nivel tecnico e fotos incriveis !! Tiro o chapeu para voce… um abraço

  13. José Pereira

    Não há palavras para descrever a maravilha que é ver essas fotos . Uma maravilhosa viagem há um tempo que eu não vivi e posso imaginar como foi maravilhoso esse universo dos carrões americanos . Parabéns e muito obrigado pela oportunidade .

  14. José Alves Pereira

    Saudações!
    Há tempos li um livro sobre um exemplo de revendedora de veículos nos USA. O livro era de capa vermelha e uma foto de Jaguar no capô.
    Alguem poderia me ajudar sobre o nome deste livro. Quero ler novamente.
    Obrigado.

  15. mauro

    Continue sendo este guardião da historia, adorei todas as fotos .da pra “viajar” imaginando como deve ter sido na epoca,nao pare …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s