Carros da Disney Pixar

Uma opinião é só isso, uma opinião. Por isso, eis a minha sobre qual foi o segundo melhor filme de carros de todos os tempos: foi o “Carros” (Cars, 2006) da Disney Pixar. Sim, segundo por que o primeiro foi, sem dúvidas, “Agarra-me se puderes” (Smokey and the Bandit) com o Burt Reynolds. E é por um motivo especial que eu acho que “Carros” merece o segundo lugar: pela pesquisa e quantidade de referências históricas feitas ao longo de todo o filme. Algumas óbvias, outras bem escondidas, como o carro nº 84 com uma maça no capú que é um lindo agradecimento à Apple e seu primeiro Macintosh de 1984, pai da moderna computação gráfica que viabilizou o próprio filme, anos mais tarde. E olha que pra achar esse carro é só em slow motion

Nada nesse filme é por acaso. Descobrir alguns destes detalhes tornam ainda mais interessante o prazer de assistí-lo. Veja alguns.

Poster do Filme Carros da Disney Pixar

Poster do Filme Carros da Disney Pixar

  • Os carros são dublados por atores famosos, como Owen Wilson e Paul Neuman, mas também por pilotos profissionais, como Richard Petty e Dale Earnhardt Jr em participações especiais. Um dos narradores das corridas (Darrell Cartrip) têm a voz de Darrell Waltrip, três vezes campeão da Nascar. Viu a coincidência entre os nomes? Ainda sobre vozes, é do próprio Jay Leno a voz do comentarista Jay Lino, e Michael Schummacher empresta a sua voz à Ferrari que vai visitar Gido no final do Filme.
  • O trailler do filme foi feito antes deste, por isso a carroceria dos carros na corrido é diferente do que se veria no filme. No trailler o número do McQueen é 57 pois este é o ano do nascimento do diretor John Lasseter. Depois, no filme é 95, ano do lançamento de Toy Story.
  • Relâmpago McQueen nõa é nenhum carro em particular. Seus faróis são falsos, como na Nascar e os adesvios també remetem à categoria. No geral, seu desenho foi influenciado pelo Corvette que a GM exibiu para a Pixar, mas o perfil lateral têm influência do Ford GT 40 também. A traseira lembra a do Dodge Viper, e as lanternas traseiras e o teto têm grande semelhança com o Ford Mustang. Quando ele ganha uma pintura customizada e pneus com faixa branca, a referência é o Corvette dos anos 50. Assim, McQueen é um híbrido, influenciado por alguns dos maiores esportivos de todos os tempos.
  • “O Rei” é uma homenagem a “The King” Richard Petty e seu Plymouth Superbird 1970 de número 43, lenda da Nascar que aliás empresta a própria voz ao personagem. A colisão do “Rei” no filme é uma recriação precisa e quadro-a-quadro do acidente de Rusty Wallace na prova do circuito de Talladega em 1993.
  • Chick, o rival de McQueen nas pistas, leva o número 86 por vários motivos. Em inglês, “vou te dar um 86″ é uma gíria para “vou me livrar de você”, óbvia alusão às intenções do personagem. Daí o título do seriado de Mel Brooks, Agente 86. E também é o ano em que outro filme da Pixar, Luxo Jr. foi lançado, em 1986.
  • A placa do Doc Hudson é “51HHMD”, que é exatamente a placa do “Fabuloso Hudson Hornet” original de 1951, mas também pode ser lida como “Hudson Hornet Medcine Doctor”, aprofissão do personagem depois que se aposentou. Em 1951 o Hudson Hornet venceu 27 vezes, recorde ainda não igualado até hoje.
  • Mario Andretti empresta a voz a um Ford Fairlane 1967, pintado de azul e dourado, que é o mesmo carro com que ele venceu corrida Daytona 500 de 1967.
  • A paisagem de montanhas rochosas atrás da cidade de Radiator Springs é uma alusão à escultura Cadillac Ranch em Amarillo, Texas.
  • A logomarca do Café da Flo (Flo’s V8 Cafe) é a logo da Ford de 1932.

E por aí vai. Para uma lista completa de todos os segredos, baixe aqui este PDF, em inglês. E, quando assistir ao filme novamente, pense que não é por ser uma animação que ele vale menos que qualquer outro filme. Bom, isso é só minha opinião. Ah, em tempo, a continuação está confirmada para 2011.

Chevrolet Monte Carlo ou um híbrido de vários esportivos?

Buick Regal 1986, olha a coincidência do número novamente…
Plymouth Superbird 1970

Chevy Monte Carlo 1976 e Mazda RX-8

Meus favoritos: Dodge Dart 1963 e Furgão Dodge A-100 1964.

Lincoln Town Car 2004…

Chevrolet Impala 1959

Hudosn Hornet 1951

Fiat 500 1959 e… uma Isetta?

Cadilac Coupe de Ville 1975. Sabe por que o estilo Texano?
Chevrolet 3800 1956

American LaFrance

Chevrolet LeSabre 1951

Ford Modelo T 1923

Ford Fairlane 1967

Ford Fairlane 1955

Mercury Club Coupê 1949

Willys MB Jeep 1942

Volkswagen Station Wagon 1960

7 ideias sobre “Carros da Disney Pixar

  1. MAKINETA

    NIK O MATE PODE SER UMA FARGO PERFEITAMENTE… AGORA O FILME FOI UMA JOGADA DA PIXAR (DISNEY)-FOX-NASCAR9QUE AO CONTRARIO QUE MUITOS PENSAM É UMA INSTITUIÇAO QUE COMANDA COM MAOS DE FERRO O CAMPEONATO…70% DOS CIRCUITOS SAO DELA…) FOI UMA PESQUISA DEDICADA…E CABE LEMBRAR QUE OS NUMEROS DOS CARROS PERTENCEM A NASCAR QUE OS LIBERA PARA AS EQUIPES QUE LIBERAM PARA OS PILOTOS COMO ACHAREM MELHOR… EXEMPLO É EXISTIR CARRO 07 E CARRO 7… O CARRO 07 É PATROCINADO PELA JACK DANIELS QUE COMO SABEMOS FLA O BLENDY N 07 COMO SUA BEBIDA…OUTRA CURIOSIDADE É QUE NAO TEMOS CARRO 95 DISPONIVEL NA SPRINT CUP(CATEGORIA PRINCIPAL). O BFILME FOI UMA JOGADA DE MARKETING PARA QUE O PUBLICO VOLTASSE A SE INTERESSAR EM IR ASSISTIR AS CORRIDAS… VALE A PENA LEMBRAR QUE ALGUNS AUTODROS TEM CAPACIDADE PARA 250MIL PESSOAS… E QUE EM MEDIA SAO DISTRIBUIDOS 6MILHOES EM PREMIOS POR PROVA E CURIOSAMENTE EXISTE PREMIAÇAO DO PRIMEIRO AO ULTIMO LUGAR…OU SEJA: SE VC CLASSIFICAR SEU CARRO ENTRE OS 43 E DER APENAS 1 VOLTA E GUARDAR SEU CARRO VC PODE TER ASSEGURADO UM PREMIO DE 3.000 DOLARES (QUE É APROXIMADAMENTE O PREMIO PARA O ULTIMO COLOCADO) O PRIM COLOCADO RECEBE DEPENDENDO DA PROVA 1 MILHAO DE DOLETAS… OS CARROS SAO IGUAIS MUDANDO DECALS DE DESENHO DE GRADE E FAROIS…OS BLOCOS SAO PADRONIZADOS EM MEDIDAS E ANGULAÇAO PELA NASCAR E FORNECIDOS POR CADA MONTADORA A CADA EMPRESA DE PREPARAÇAO…COMO CURIOSIDADE O BLOCO DOS TOYOTAS É FUNDIDO AQUI NO BRASIL PELA TUPY(UMA DAS MAIORES SENAO A MAIOR FUNDIÇAO DO MUNDO). É ISSO AÍ

  2. Jambovo

    Então funcionou, porque me filho ficou apaixonado por corridas. Ele tem quase toda a coleç~~ao do carro e quer ser piloto de formula 1.
    Abraços,

  3. flavio

    Volkswagen Station Wagon 1960????????? POE “KOMBI” LOGO!!!!!!!!!! KKKKKKKRSRSRRSRSRSRSRSRSSHUSHUASHUASHUASHUSHUAAEUIAEUAIEUAUE

  4. larissa

    é bem possível que seja uma instituição… mas o que realmente axo é que, a disney sempre quer dá incentivos para algo. e se percebe-mos bem a marca Dinoco estar tbm no filme Toy Story, que coincidentemente é um filme da disney…não me importo no que realmente ele representa, aliás esse filme é extraordinário, minha sobrinha adora…

  5. Dan

    Sou fanático pela Pixar, mas achei este filme uma bomba. Modelagem e VFX perfeitos, mas cadê o roteiro. O filme não engrena, vai em segunda marcha até o fim. Com meia hora de filme estava me revirando na poltrona.
    Carro por carro ,achei o do colecionador de brinquedos do “Toy Story 2″ muito mais legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s