Mais dioramas do Michael Paul Smith

Ainda falando em dioramas.

Depois que publiquei o trabalho do Michael Smith aqui, ele gentilmente me mandou mais estas fotos, de dioramas recentes. Que são ainda mais representativos do seu talento e criatividade.

Veja o caso das duas primeiras fotos a seguir. A mesma cidade, mesma cena, porém em épocas diferentes, fotografadas do mesmo ponto de vista. Não é fantástico o trabalho do Michael? Veja o cuidado em escolher os carros e em como o panorama e seus detalhes mudam de uma época para outra, indicado de forma sutil e autêntica a passagem do tempo e seu efeito sobre o cenário urbano. Estamos vendo ao mesmo tempo os piores anos da grande depressão (1933) e os ditos anos dourados (1956). Eu não tenho palavra melhor: Michael é um gênio.

Primeira cena, ambientada em 1933, denominada “Saturday Night”.

30s

Segunda cena, “Saturday Night” agora em 1956.

1956

E esta foto agora é do último trabalho dele, clicada ao entardecer em um estacionamento próximo da casa dele, em Boston. Também se valendo da ilusão causada pela perspectiva forçada e iluminação natural. Segundo Michael, lembra muito como era a sua cidade natal, Pittsburgh. Este trabalho ele denomina “Speed Shop”. Veja os detalhes. Impressionante, não?

Mais trabalho do Michael, principalmente do interior de seus edifícios, pode ser visto aqui neste link.

FINAL SPEED SHOP

5 comentários sobre “Mais dioramas do Michael Paul Smith

  1. Nanael Soubaim disse:

    Se a Globo tivesse usado dioramas profissionais como estes, não teria colocado Chevrolets 60 com pintura flocada em uma novela ambientada em 1957… Nem usado uma BMW Isetta, com o logo bávaro enorme na porta.

Deixe um comentário