Negros, V8 e antigas concessionárias Ford

Estou numa fase Ford.

Algumas fotos a seguir são de dealers da época dos Fords modelo T, outras já da época dos Ford V8. Me chamou a atenção os negros no balcão de peças nos idos de 20 e a mesa cujos pés têm o símbolo maior da Ford, o 8 encaixado no V.

Falando de trabalhadores negros, Henry Ford também fez história. Em 1914, por ordens suas, a Ford contratou o primeiro trabalhador negro em uma linha de montagem da história, o senhor William Perry. Ford e Perry eram amigos há mais de 30 anos, e Perry permaneceu na folha de pagamento da companhia até sua morte, em 1940 aos 88 anos. Ford a partir daí contratou diversos negros também em funções qualificadas, como supervisão e gerênicia, enquanto toda a indústria automotiva reservava a eles os trabalhos perigosos, insalubres e que eram ignorados pelos brancos. A Ford se tornou o maior empregador de profissionais negros dos Estados Unidos na década de 20 e chegou a empregar 47% de toda a mão de obra negra de Detroit até a década de 30.

Falando da mesa, ela e o balcão de peças  seriam uma grande contribuição em qualquer diorama que se preze sobre Fords antigos, certo Guilherme e Henrique? ;) Aí está uma modéstia contribuição.

Via Race Car Relics e Discover Black Heritage.

old_ford_dealership_05old_ford_dealership_06old_ford_dealership_03old_ford_dealership_02old_ford_dealership_01old_ford_dealership_04old_ford_dealership_07

About these ads

5 ideias sobre “Negros, V8 e antigas concessionárias Ford

  1. Nanael Soubaim

    Guevara? Bah! Leiam a história de Ford e saberão o que é o verdadeiro socialismo sonhado por Marx. Naquela época ele era mais humano e avançado do que a maioria dos administradores de hoje.

  2. Nikollas Ramos Autor do post

    Sem dúvida. Enquanto isso, Durant era um trambiqueiro, jogador, mal pagador, oportunista e explorador – mas criou a GM.

  3. Pingback: In search of the perfect art deco Ford dealership « Memphis Auto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s