A história do Ford Mustang em fotos

Eu já estava me cobrando este post – uma história fotográfica do Ford Mustang – a algum tempo. Adoro esta forma linear de se contar uma história e, inclusive pelos 45 anos do Mustang, achei que a idéia seria mais do que oportuna. Mas fui só até 1973, porque depois disto o Mustang vira abóbora.

Antes eu já havia organizado uma pequena história do Camaro, também em fotos, que você pode ver clicando aqui.

Mustang_Timeline_HRComo sabemos, os Mustang foram fabricados com diversos modelos, nomes e acessórios. Se é difícil achar um livro que dê conta do assunto com propriedade, o que se pode esperar do meu post aqui? Diversão, ora. Meu interesse é pela (boa) fotografia de época e esta é a única expectativa desta seleção que organizei aqui, nos entreter. Espero que goste.

Para começar, um infográfico que eu adorei, com os momentos mais importantes da história do Ford Mustang, de 1964 a 2009, by FoMoCo.

Em tempo, o Dionisio manda a dica de um site completíssimo sobre os Mustangs. Cheios de fotos, modelos, timeline, tem tudo lá no The Mustang Source.

Apresentação do novo Ford Mustang em 1964, ano do seu lançamento, no pavilhão da Ford na Feira Internacional de Nova York. Literalmente aos seus pés encontra-se Henry Ford II.

1964_Pavilion_w_HFII

Ford Mustang 1964

1964_1122whiteMusthouse

Ford Mustang 1964 Conversível

1964_MSTNG

Para continuar com a seleção de mais 41 fotos do Ford mustang, clique no lnk abaixo ou aqui.

Ford Mustang 1964 Conversível em baita foto de divulgação

1964_5MustConvEng_HR

Ford Mustang 1964 Conversível

1964_MustangCnvrtbl01

Ford Mustang GT 1965

1965_GT

Ford Mustang 1965 Indy Pace Car

1965_IndyPaceCar

Ford Mustang 1965 K Code

1965_K-Code_2

Ford Mustang 1965

1965FordMustang_01

Ford Mustang 1966

1966_Coupe

Ford Mustang 1966

1966_FordMustang

Ford Mustang 1966 GT

1966_GT

Ford Mustang 1966 GT

1966_GT_2

Ford Mustang 1966 Shelby GT 350 H

1966_ShelbyGT350H_03

Ford Mustang 1966 Shelby GT 350 H

1966_ShelbyGT350H_05

Ford Mustang 1966 Shelby GT 350 H

1966_ShelbyGT350H_10

Ford Mustang 1966 Sprint

1966_Sprint

Ford Mustang 1967

1967_Coupe

Ford Mustang 1967

1967_FordMustang

Ford Mustang 1967 Shelby GT 500

1967_ShelbyGT500

Ford Mustang 1967 Shelby GT 500

1967_ShelbyGT500_2

Ford Mustang 1968 CobraJet 428

1968_428CobraJet

Ford Mustang 1968 Bullit

1968_BullittFastback

Ford Mustang 1968 GT 500 KR

1968_GT500_KR

Ford Mustang 1968 High Country

1968_HighCountry_2

Ford Mustang 1968 GT 500

1968_GT500Rear3Q

Ford Mustang 1969 Boss 429

1969_Boss429

Ford Mustang 1969

1969_FordMustang

Ford Mustang 1969 GT

1969_GT

Ford Mustang 1969 Mach 1 428 Cobra Jet

1969_Mach1_428SCJ

Ford Mustang 1969 Shelby GT 500

1969_ShelbyGT500

Ford Mustang 1970 Mach 1 Twister

1970_Mach1Twister

Ford Mustang 1970 Boss 302

1970_Boss302_3

Ford Mustang 1971 Boss 351

1971_Boss351

Ford Mustang 1972 Sprinter

1972_Spr_CN6303-095

Ford Mustang 1973 Mach 1

1973_Mach1

42 comentários sobre “A história do Ford Mustang em fotos

  1. Mário Buzian

    Nik,como sempre,extremamente preciso,e mostrando fotos raras,até para um assunto que costuma ser meio “batido”,no jargão comum…
    Afinal de contas,o Mustang,juntamente com o Chevy Camaro e primo Pontiac Firebird,e seus conterrâneos Dodge Challenger & Plymouth ‘Cuda,sempre dominaram os assuntos de quem realmente curte carros antigos,mas clássicos,no âmbito dos Muscle Cars…
    Adorei ver a foto do modelo 1968 High Country,muito rara,pois a série especial que é sempre mais divulgada é a California Special,que usa a mesmíssima gama de acessórios…
    Tenho alguns bons amigos que possuem Mustangs dessa fase abordada (de 1964 a 1973),e confesso que todos eles me encantam,profundamente… Desenvolvi um bom conhecimento sobre esse bebês,embora nunca tenha tido um deles em minha garagem,graças a um grande admirador do modelo que não entende patavina de inglês,e ele me cedeu toda a sua extensa literatura para que eu pudesse lê-la e dissecá-la,e assim explicar cada detalhe desse fascinate automóvel…O cara não tem “apenas” um,mas sim três Mustangs,todos Fastback (dois ano 1967 e um 1968),e o dia que eu retornar a Sampa,vou tirar uma tonelada de fotos pra mandar pros amigos,esse carros estão com ele a mais de vinte anos,e ele já recusou muita grana por eles…
    Grande abraço,mestre !!!!

  2. Sergio Luiz

    A partir de 74 qualquer carro americano virou uma banheira lenta e rechonchuda e de estilo bem barroco. O Mustang só foi ressurgir na década de 90, mas só com a aura esportiva.

  3. Carros Antigos Autor do post

    Mário, precisa são as obserações dos amigos que me visitam aqui, sempre.
    Você têm razão sobre esse novo olhar sobre assunto tão batido. Não é o que temos feitos todos nós, afinal?
    VEjo o blog do Guilherme, do Luís, o seu da Tursicar, agora o do David (conhece?) cada um tenta montar uma sequência de peças numa ordem particular do grande mosaico que é a história e a relação cultural do homem com o automóvel ao longo do século XX. Formidável isso.
    Os Mustang são óbvios de mais, têm muita chatice ao redor dos donos neófitos dos Mustang. Bicho, se alguém me fala de Eleanor eu já saio de perto! Bullit depende de quem fala, mas mesmo assim eu coloquei uma foto dele ali, que, realmente, é um carro histórico. Salve McQueen!
    E nisso a gente vai aprendendo um com o outro, com a experiência particular de cada um, enfim, um processo tão gostoso e prazeroso, o que se formou nos bons blogs brasileiros, aliás algo muito diferente do que vejo nos EUA, onde o leitor do blog é anônimo no geral, exceção para os fóruns mais tradicionais, talvez pela necessidade cultural de lá de se falar sobre um assunto tão rico com a autoridade do expert, o que é uma bobagem, sabemos.
    Eu coleciono fotos de pinturas de carros antigos, colagens, desenhos à mão e vetoriais, tudo isso me interessa, pelo lado artístico e da sensibilidade humana. Eu não sou o sujeito que vai disutir horas sobre um comando brabo, mas sou capaz de te aborrecer com meu pouco conhecimento sobre a história do século XX e do automóvel, por conseguinte.
    Como diz um grande amigo, o automóvel é uma árvore cheia de galhos e folhas, onde cabem todos os tipos de admiradores.
    Quanto às fotos, me manda sim, que eu quero ver isso! E sempre que der um tempo, conta mais histórias. Sempre boas e espirituosas!
    Abraço, Nik.

  4. Carros Antigos Autor do post

    Sergio, “estilo barroco” foi a melhor definição que já ouvi (li) sobre essa época!!! Nota 10 e adianto que eu vou usar daqui por diante, mas sem pagar os devidos royalties! Abraço, NIk.

  5. Carros Antigos Autor do post

    PUTZ GRILA! Muito boa essa sua dica, Dionisio! É o site que faltava, e vou colocar aqui no post pois essa vai interessar a muita gente. Obrigado!

  6. Dionisio

    Há! Esqueci de te avisar…
    Estou no twitter : http://twitter.com/DNS19
    Lá tem algumas dicas de blogs e sites que eu acho na net e atualização em tempo real do seu blog e do blog do Guilherme (Antigos Verde e Amarelo).
    Já é “meio blog”. HeHe
    Em falar nisso, obrigado pelo e-mail.

  7. ALVER COELHO FIGUEIREDO

    Boa tarde. Seu Blog é excelente em todos os aspectos, principalmente pelo fato de contar com dados históricos e fotos obedecendo uma cronologia sem par em outros blogs, tomo a liberdade de cumprimentá-lo por isso. Sou plastimodelista com enfoque principal direcionado a aviação da IIWW e algumas armas de infantaria desse período.
    Como a pesquisa é muito importante nesse caso, tenho certeza que estaria bem servido pelo seu Blog se viesse a pender para a aquisição de réplicas de automóveis em escala, principalmente em se tratando do MUSTANG, pois tanto esse automóvel quanto o avião ( o P-51) têm a minha irrestrita preferência. Parabéns e espero que possa continuar a alimentar suas páginas com mais elementos do MUSTANGÃO. Um abraço. ALVER

  8. Carros Antigos Autor do post

    Obrigado, Alver. Eu sou apaixonado pelo plastimodelismo, mas sou do tipo que compra e não monta. Aqui atrás de mim têm uns 8 carros aguardando que me aposente! Eu estou preparando um post sobre plastimodelismo de automóveis e dioramas, tenho reunido coisas bem legais, mas automóvel não é a preferência dos artistas, como você. Por isso, se você puder indicar um artista ou site com trabalhos desse tipo, agradeço. Abraço e seja sempre bem-vindo, Nik.

  9. Luiz Sampayo

    Eh sempre com mt satisfação que acesso e recomendo seu Blog. Meus cumprimentos. Qd se fala em Mustang, fala-se em Camaro. Desse último, um LT74 me acompanha jah a vinte e cinco anos. Antes tive experiencia com mais alguns pony cars: dois Camaros, SC70, RS71 e um Firebird Formula400 de 74; além de tres Mustangs, Cpe.66, Cpe.GT68 e um valente Mustang II Ghia75 c/302V8 made in Mexico que utilizei no dia a dia nos 70′s . Dessas experiencias, se me permite, concluí que os carros da GM em mts aspectos são superiores aos Mustangs; que por sua vez, em popularidade, os modelos até 73 superaram os da concorrente; mas que em reconhecimento ao carro, tenho que discordar da nota que lí nesse Blog, “Mustangs após 73 viraram abóbora”. Obrigado pela atenção

  10. Nikollas Ramos Autor do post

    Luís, foi no sentido de que eles perderam a identidade com os primeiros modelos, não tenho sua experiência com eles para julgar o conjunto, apenas as aparências, daí a figura de linguagem.
    Sobre seu Type 74 eu também tenho um. Se quiser mandar fotos do seu eu adoraria conhecer e publicar em meu outro blog, o Blog do Camaro 74.
    Abraço e seja sempre bem vindo, Nikollas.

  11. marcus ribeiro

    SOU UM APAIXONADO PELO MUSTANG. NÃO EXISTE CARRO MAIS BONITO QUE ELE, DESDE O PRIMEIRO.

  12. roque

    nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa?velho muito boa sou fanatico por mustang tenho um exemplar na minha garagem amo muito esse carro tenho uma coleçao em minhatura.

  13. jose edgar

    cara, este é o carro mais lindo mundo, pra mim não tem ferrari,audi mercedes. lamborguini,se eu tive-se condiçoes,este seria o carro da minha vida, já é em sonhos,mustang,eu amo o modelo boos 1969,429 ele é lindo parabéns para ford…………

  14. Bruno

    eu amo os mustangs eu tenho um mustang gt ano 1995 ele ta lindo quem quizer ver entra no meu orkut e me add procura la Bruno Okuyama a foto ta eu de terno preto e com oculos escuro la vai ter a foto do meu mustang,eu naum vendo ele por nada to fazendo colecao,^^
    o mustang e 1995 GT 5.0 V8 240 cavalos amarelo enfachado ve la galera vlw FORD…

  15. igor

    meu o msutang é o carro mais lindo do planeta não tem carro que chegue aus pes dele
    meu quarto é cheio de fotos dele meu orkut tem 100 fotos dele .Meu pc tem mais de 132 fotos do mustang
    se um dia eu achar uma carcasa do mustang no meio do mato eu pego a carcasa e começo a montar ele não entereça se ele estiver pronto quando eu tiver 60ou80 anos eu abroveito o masimo que puder tenho 12 desde 7 anos eu começei a gostar de e até agora não vi neum mustang na rua mas se eu ver um acho que vou desmaiar eu tenho bastantes miniaturas do mustang meu sonho de consumo é o mustang cara eu amo tanto o mustang que eu chorei porque ele é tão lindo as vezes me desconsentro na aula pensando nele .
    Quando eu virar adulto quero ser piloto de testes da fotd quando surgir uma chanse de pilotar um eu não sei se eu piloto ele ou desmaio

    FORD OBRIGADO POR ENVENTAR O MUSTANG EU NÃO SEI O QUE VOU FASER SEM ELE
    a pra min não eziste lamborguine ferrare porche mercedes camaro corvet hummer pra min só eziste o MUSTANG

  16. paulo

    amigos meu nome é paulo, eu ja tive um ford mustang 1969 , eu tinha apenas 18 anos e foi meu primeiro carro, nunca consegui esquecer o ronco do motor v8 , e as belas curvas que eu podia fazer com uma estabilidade maravilhosa, seu tork era super rapido e a carreceria curta com uma frente comprida eu tinha uma grande maquina na mão.procuro um outro ford mustang 69 espero poder comprar novamente.. um grande abraço a todos apaixonados por esse cavalo de fogo.

  17. paulo

    se aparecer um ford mustang p/ vender 1969 eu gostaria de saber o preço. grato.. paulo

  18. Heloisa

    Olá, achei o q estava procurando, Ford Mustang. Estou fazendo um PPS sobre esse carro, preciso de informações precisas sobre ele e aqui encontrei. Parabéns pelo site muito bom.

    Obrigada

    Heloísa

  19. marcos

    olá falta está faltando um corro nesse blog que eu gostaria munito que colocasen ai = o ford mustang elenor obrigado

  20. mathaus

    eu sou um grande fã de mustang pra mim ele ñ é so um carro é uma obra de arte eu tenho varias miniaturas de 1963 ate 2011 e pretendo continuar e ter todos… eu achei muito bacana esse blog parabens!!!

  21. Diego

    O Marcos, falta não !!! A Eleanor é o Ford Mustang 1967 Shelby GT 500 !!!

  22. jean carlos pereira

    Adorei o Mustang é uma lenda ,não dá pra falar em carros ao longo da sua historia , sem falar no Mustang. Ecelente trabalho vc tá de parabens!

  23. Eduardo

    O Ford Mustang é um carro sensacional, em minha cidade havia um professor de inglês que morara nos EUA e tinha um que trouxera de lá – isso em 1979 quando eu não conhecia quase nada sobre o assunto, mas já admirava aquele carrão. De lá pra cá nunca mais vi outro.

  24. HALEY FONSECA SILVA

    UM DOS CARROS MAIS BONITOS E POTENTES JÁ FABRICADOS NO MUNDO.

  25. jhomas

    o mustang é um carro que eu sempre amei mas o mustang que eu mas gosto é o gt 500 ou o gt ou o boss

  26. Pingback: Portfólio - Ford Mustang – Hipertexto

  27. Claudio Penido

    mustang é o caro mais lindo que eu já vi é uma pena que eu não posso comprar um este é o meu sonho claudio de BH minas gerais

  28. Pingback: Mustang 66 « O TRECO CERTO

  29. sidnei

    Parabéns amigo, mas a única observação que tenho a fazer, é que falta foto do Mustang Hardtop 1969, o Grandé com teto vinil, na minha opinião o mais bonito, tanto que recentemente adquiri um que estava em uma garagem a 32 anos, a pintura apresenta algumas trincas no verniz, mas o carro não tem nenhum ponto de ferrugem e está 100% original, interior impecável, e tem o acabamento GT que era opcional de época (calotas centrais GT, tampa de combustível GT, scoop e travas de capo), se interessar te mando fotos, ele é verde metálico com vinil branco e interior branco – automático e motor V8 – 351W. Grande abraço e parabéns.

  30. luis claudio

    esse site e 100% barbaro depois de jesus so o mustag e tao perfeito como carros meu sonho e adquirir um estou esperando no senhor jesus que pode todas as coisas abaixo e acima do ceu que a graca e a paz de jesus fique com todos que ler esse comentario…….

  31. Jonathan

    Gostei Pra Caraba das Fotos, O Mustang Não é Apenas Um Carro é Uma Obra de Arte, Cavalo Indomavel, Vou Morrer Defendendo Essa Super Maquina.

  32. Pingback: Luiz Guilherme Mustang | Fluxorama

Deixe uma resposta

