Linha de montagem do Chevrolet 1955, 56 e 57

O estimado Mário Buzian mandou mais uma das suas raridades para nós. Desta vez ele manda material sobre os Chevy 55, 56 e 57, especificamente fotos da linha de montagem destes modelos. O próprio Mário têm uma história muito singular com os tri-chevy e por isso ele têm um arquivo formidável sobre estes carros. Mário, só posso agradecer por dividir comigo e com quem nos lê este material tão fascinante, raro e exclusivo.

55-chevy-motor-265-v8

O primeiro V8 chevrolet small block nasceu com 265 c.i. em 1955.

57-chevy-210-coupe-uniao-da-carroceria-com-chassis

Chevrolet 1957: unindo carroceria e chassis…

57-chevy-linha-de-montagem-final

… e aqui já no final da linha de montagem. Que fotos fantásticas.

O Mário ainda se deu ao trabalho de escrever um pequeno porém esclarecedor texto sobre o que representam estes automóveis e a época em que foram produzidos, que eu transcrevo depois do clique, onde também estão todas as fotografias da linha de montagem destes inesquecíveis Chevrolet.

chevrolet_1957

Acima, anúncio de época com toda a linha Chevrolet para 1957.

Se você chegou agora a este blog, recomendo ainda uma visita a alguns links já publicados e que eu acredito que talvez sejam do seu interesse:

• As fotos da linha de montagem do Chevrolet Impala 1959

• Anúncio da Chevrolet para 1954 e 57, com a linha completa de modelos

• Um pequeno texto sobre os primeiros anos do Chevrolet Small Block.

• O blog do sujeito que criou os reclames da Chevrolet da época.

Eis o ótimo texto que o Mário ainda se deu ao trabalho de mandar juntamente com as fotos.

“Adoro os automóveis norte-americanos produzidos a partir da década de 50,e dentro desse imenso universo, alguns tem a minha maior predileção. É muito interessante notar que nos anos 50 a General Motors, através da sua subsidiária Chevrolet, percebeu o momento de grande expansão econômica em seu mercado, e fez uma séria tentativa para ganhar o “mercado jovem”, (lá intitulado de “baby boomers”); para tanto chamou seu departamento de engenharia e fez uma proposta plausível de criar um motor V8 de baixo custo e boa durabilidade para implantar na linha 1955. Nasceu aí o famoso “Small Block Chevy”, inicialmente com 265 polegadas cúbicas, e que até os dias atuais é considerado o motor mais usado em vários projetos, ganhando fama nas pistas, ruas, estradas e garagens espalhadas pelos E.U.A. e o nosso mundo…
Esse projeto também culminou com uma drástica mudança de estilo dos automóveis GM naqueles tempos.
Mando aqui algumas fotos que foram extraídas de um livro norte-americano, que mostra a construção da minha paixão, os Chevys de 1955/1956/1957, comumente apelidados de “Tri-Chevy”… Vemos desde a preparação para a fundição do bloco V8, sua usinagem, as soldas que unem a carroceria, sua instalação no chassis, a montagem final,enfim… Lembranças de um automóvel que já nasceu clássico, e que até hoje é facilmente identificado pelas suas linhas, durabilidade e conforto, com mais de um milhão de unidades produzidas em cada ano de montagem… Uma peça praticamente obrigatória nas coleções e museus de automóvel!”  Mário Buzian.

Com vocês, a certidão de nascimento dos Chevrolet 1955, 56 e 57.

About these ads

9 comentários sobre “Linha de montagem do Chevrolet 1955, 56 e 57

  1. Mário Buzian

    É realmente muito interessante essas fotos de linha de montagem…E fica até difícil de imaginar que várias pessoas que aparecem nas fotos tenham sido as responsáveis pelo nascimento de um clássico sobre rodas…
    Muito obrigado pela propaganda da linha completa de Chevy 1957,esse anúncio em específico eu não possuia !!!
    Aguarde,ainda tem muita coisa a compartilhar com nossos queridos amigos !!!
    Muito obrigado pela oportunidade !!!!

    Mário

    PS: Aproveito o espaço também para desejar um mais do que feliz Ano Novo,que todos nós tenhamos muita paz,saúde e alegrias para “dar e vender”…

  2. walter luiz da silva pereira

    Muito interesante, com essas fotos comentarios sobre esses gigantes do passado jamais teria graca de so olhar os carros de hoje. Muito legal, boas festas p/ os carros antigos.

  3. Paulo Geraldo Meyer

    Em 01 Jan 09… Boa tarde… Fantástico!!! Solicito matéria, e se possível, fotos sobre o Essex Terraplane, que meu saudoso tio Carlos teve, quando trabalhava na Companhia SKF do Brasil em Porto Alegre-Rio Grande do Sul… grato Paulo Geraldo Meyer

  4. Carros Antigos Autor do post

    Mário, estou entalado com o artigo dos Chevy ainda! Magnífico! MAGNÍFICO! As pessoas que se interessam pelo assunto e tiverem acesso a ele depois que eu publicar vão lhe ser muito gratos pela generosidade. Abraço e feliz 2009! Nik.

  5. Pingback: Fique por dentro Chevrolet » Blog Archive » Linha de montagem do Chevrolet 1955, 56 e 57 « Blog dos Carros Antigos

  6. Pingback: Fique por dentro Chevrolet » Blog Archive » Linha de montagem do Chevrolet 1955, 56 e 57 « Blog dos Carros Antigos

  7. gilberto

    Parabens estas imagens me trazem muitas recordações meu pai trabalhou na GM e em algumas ocasiões pude visitar a linha de montagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s