Caminhonetes Ford

As caminhonetes Ford sempre foram os carros número um em vendas nos Estados Unidos. Lá na sua origem, as primeiras caminhonetes Ford nada mais eram do que adaptações de carrocerias sobre o mesmo chassi de qualquer Ford T, que era polivalente, como já vimos aqui. A robustez do Modelo T ajudou a firmar as caminhonetes Ford na memória do americano como a própria definição de um automóvel forte, resistente e confiável para as mais difíceis situações. As caminhonetes Ford se tornaram o cavalo do caubói moderno americano, numa definição que li outro dia. Está é a essência das caminhonetes Ford, desde sua origem. Não obstante o uso duro e pouco nobre, algumas picapes ainda se tornaram clássicos, como foi o caso da F1 modelos 1953 a 1956, cobiçadíssimas. Para mim, esta geração e a anterior são um dos mais belos desenhos de automóvel de todos os tempos, que me perdoe a Senhora Marta Rocha.

Reuni as imagens abaixo para mostrar, através da fotografias, um pouco da história e da beleza das caminhonetes Ford. Incrível como estas máquinas estavam presentes em tantos aspectos do nosso dia a dia, até bem pouco tempo atrás. Aqui mesmo em Niterói, Rio de Janeiro, até a alguns anos atrás, todos conhecíamos um depósito de gelo muito antigo que utilizava nas entregas do dia a dia uma F1 1954, ainda com seu motor V8, comprada de segunda mão nos idos de 70 e poucos, já com muitos anos de serviços prestados! Aguardo seus comentários.

Ford T 1918

1918_modeltt98801

Ford T 1921

1921_modeltt-hauling_1921

Ford Truck 1918

1924_modelttruck_1924

Ford 1930

1930santamonicalgparade1

Ford 1932

1932lifeguardssmcanyon

Ford F-1 1948

1948f-1_041948f-series_timeline11948f-series_timeline2

Ford Truck 1948

1948f-1_05

Ford F-1 1953

1953f-100_011953f-100_timeline1953fordf-100pickup

Ford F-1 1954

1954f-100_011954f-100_02

Ford F-1 1955

1955f-100_011955f-100_021955f-100_031955f-100_c714-83

Ford 1965

1965f-100_timeline1965fordf-100pickup

Ford F-250 1969

1969fordf-250

Ford F-100 1973

1973fordf-100pickup

Ford F-100 1974

1974f-100_timeline11974f-150supercab_02

Ford F-150 1976

1976f-150ranger_01

Ford F-100 1978

1978f-100_timeline_02

Algumas propagandas de época, muito bem digitalizadas, por sinal. Clique para ampliar e imprimir.

1948advertisement1948pick-upad1951pick-upad1953f-100ad1957pick-upad1959f-seriesprodlit1965pick-upad1975f-150_021975f-seriesprodlit1975pick-upad

Todas esta bela coleção veio lá do About. Só lamento não ter encontrado, nem nesta coleção nem em outra, fotos com qualdiade das picapes Ford a partir de 1937. Quero dizer fotos limpas, com boa resolução e de preferência em estúdio ou produzidas, como estas. Uma pena, pois são carros lindíssimos. Caso saiba onde eu encontro, avise.

50 ideias sobre “Caminhonetes Ford

  1. M3mourph3us

    Olá Ilustre.

    Parabéns pelo compêndio, muito bem abordado. Procurando imagens e/ou detalhes sobre Trucks da Ford, me deparei com teu link e gostaria de saber se tens algo sobre os modelos fabricados aqui no Brasil no final dos anos 70 que tinham a frase de fábrica no parachoque dizendo PENSE FORTE, PENSE FORD. Sou restaurador e customizador de diecasts em Porto Alegre e gostaria de na medida do possível, ter mais detalhes destes modelos para possível manufatura de um a médio prazo em escala reduzida.

    Grato desde já

    Guybor Kun

  2. joel garcia de souza

    Prezados:
    Meu sonho desde menino foi ter uma caminhonete antiga para restaurar. Sou mecânico e entendo todo o processo de desaine automotivo, mas infelismente me contento em apenas olhar essas relíquias e sonhar talvez em um dia te-lo uma máquina dessas em minhas mãos para fazer talves a mais linda do mundo com todos os detalhes criado por mim mesmo.
    Obrigado e desculpem pela forma de me espresar.
    PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL BASTA ACREDITAR.
    Atenciosamente Joel

  3. anderson vieira

    Adoro as caminhonetes FORD antigas um dia terei uma, adorei as fotos parabens pelo site muito bom.

  4. juninho da borracharia

    tambem adoro caminhonetes antigas.tenho uma chevrolet brasil 1963.sou apaixonado por ela

  5. ele mesmo

    ford sempre d+ meu pai tem um f-100 1974 a coisa mais linda que já vi muito linda forde sempre inovando mais nunca perdendo na classe e a esportividade a valencia de seus motores , forde forte

  6. Tarso

    Parabéns pela obra de divulgação, eu também pretendo ,futuramente, restaurar uma F 100 55/60. Realmente as F100, foram, um marco na história das caminhonetes mundiais.

    Um Grande Abraço à todos !

    Schmidt, o Gremista !

  7. paulo sergio ferreira

    Sou um admirador de carros antigos, principalmente as caminhonetes. A partir do ano que vem, 2011 estarei aposentado e com intenção de comprar uma. Se tiver alguma dica para me dar, por favor envie-me por email.
    Parabens pelas fotos e um grande abraço
    Paulinho

  8. Nikollas Ramos Autor do post

    Paulo, no momento não , aliás, uma FOrd 58 aqui em Itaipu à venda. Procure pelo rei das picapes em Itaipu ou me escreva que te dou o endereço. Abraço e sorte, Nik.

  9. robsonranches

    parabens pela linda materia,sou um apaixonado por carros antigos e agora cosegui comprar uma f100 74 verde em perfeitas condiçoes,so que ela esta com um motor de 6 cilindros da caminhonete f1000 argentina,aproveito a oportunidade de perguntar ao amigo,a f100 saia com motor v8 em 74? pois tenho vontade de colocar um,agradeço desde ja um abraço

  10. Roberto

    Meu caro vi seu site e gostei. Mas na verdade estou procurando uma pessoa. Sou de Belo Horizonte -Mg. Por volta de uns 10 anos atrás encontrei com um Angolano, dono de uma oficina. Soube por um amigo que havia conversado com ele a história de sua F-100 americana. Ele a F-100 equipando com blower, rodas grassar, moto jet cobra, turbo, quando vi a caminhote havia adicionado mais 1 tanque de nitro, um aerofólio na caçamba, rodinhoas na traseira para aguentar o arranque, todos os bancos concha e no dia do encontro de carros antigos o dono precisou reduzir de 2500 para 2100 cavalos para conseguir arrancar direito. No momento que começava a montar a caminhote, algum representante da Ford o viu recortando o capô para adicionar o blower, era logo no inicio da montagem do carro, quando a ford disponibilizou a ele que montasse com as corres originais do modelo. A ultima noticia que tenho é que este angolano, colocou um paraquedas na caçamba sem tampa e a Ford o convidou para fazer
    apresentações para ela.
    Bem, conto toda esta história porque é muito interessante e o veículo é fantástico realemnte. Espero encontrar noticias sobre ele. por sinal também, não vi nenhuma noticia na mídia sobre ele. Sei que existe pois eu vi.

    Para retorno :lagopinheiro@yahoo.com.br

  11. Ruben

    hola estoy facinado con este blog,soy un apasionado de las camionetas antiguas espero seguir comunicandome con todos ustedes y si por ayi se puede adquirir algunos de estos fierros, que estas estupendos

  12. flavio casarin

    parabens vi as fotos da super ford 55 linda veio poucas para o brasil um amigo consegiu a frente completa de uma e esta montando a dele.vcs teriam mais fotos para me mandarem,grato e obrigado

  13. jose da piedade e silva

    Matei saudades da década de 40, 50 e 60 em que foram produzidas obras de arte sobre rodas e de todos os tamanhos, cores formas e desempenho.Eu pessoalmente gosto da pickups da série F de 1948 quando nasci, ate F100 1956. São lindas! sem tirar a beleza das chevys Marta Rocha do mesmo ano.

  14. Argemiro Cardoso dos Santos

    Olá quero ver se da para encontrar um automovel studbaker para comprar
    obrigado.

  15. jose da piedade e silva

    Ford e GM sempre primaram pela beleza dos projetos e durabilidade dos produtos e talvez seja por isso que ainda vale a pena restaurar e customizar os sonhos… qualquer que sejam os tamanhos.
    Eu sou fâ das Pick Ups das séries F da Ford e as chevys da GM até 1962; são lindas!

  16. alexandre

    Amigão, parabens pelas fotos, mas ford F-1 só foi fabricada de 1948 até 1952, de 1953 em diante foram fabricadas as ford F-100.

  17. lucio caçador

    oi tenho uma f100 para vender a Diesel Motor maxion turbinada linda cor branca e vermelha ano 64,valor 45000,00 se alguem se interessar aqui é meu lucio_roseli@hotmail.com.
    abraço…………….

  18. lucas

    mmmmmuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttooooooooooooo mmmmmaaaaaaaasssssssssaaaaaaaaaaa

  19. Reginaldo

    Qual o melhor lugar do Paraná para conseguir um Ford f-100 de 1954 até 1958 para reformar?

  20. AGUINALDO \ MARINGA PR

    PARABENS PELAS FOTOS, DE TODAS A MINHA PREFERIDA E A FORD 53

  21. Marco A.M.de Andrade

    Parabens pelas imagens das F100; eu sonho com a 1954 pois, fez parte da minha infância indo para a fazenda com meus pais.
    Fora as lembranças restou o documento da vampirinha 1954.

  22. vagner samora

    Tenho uma Camionete Chevrolet
    Ano 1954 (placa do ano de fabricação)
    Propria para Hot
    Boca de Bagre
    S/motor, Rm
    a diesel no documento
    gabine e carroceria
    se encontra na cidade de Conchal -SP
    interessados entrar em contato pelo E-mail: vagnersamora@gmail.com

  23. joel garcia de souza

    AMIGOS,
    ESSAS MÁQUINAS SÃO INTERMINAVEIS, TANTO FAZ TER 10 ANOS OU 100 ANOS, AS PESSOAS CONTINUAM ADMIRADAS PELA BELEZA DOS CARROS ANTIGOS.
    NÃO SOU COLECIONADOR, MAS APENAS ME CONTENTARIA EM TER APENAS UMA RELÍQUIA DESSA PARA PODER RESTAURAR E PROVAR AO MUNDO O MEU AMOR POR CARROS ANTIGOS.
    MIL ADMIRAÇÕES

    ATT JOEL GAUCHU.

  24. Joao Luiz

    Adoro camionetes antigas pequenas e carrros grandes , moro no Canada , e tive que ir ate o Alabama EUA p/ comprar uma chevrolet 1937 , uma belezura .Legal esse blog ,e obrigado .

  25. Francis

    Gostei de todas as fotos,mas o modelo 1930 arrastando o barco é demais.

  26. terezinha

    ótimo ,lembrei das historia que meu pai conta,dos boizinhos de antigamente rsrsrs

  27. joao luiz

    Acabeide vender minha camionete chevy 1937 Rod , e tenho uma F75 p/ vender tambem em Vitoria ES ligue 27-99447429 fale com Renato

  28. Mateus

    Muito legal esse blog cara. Estou procurando por uma F 150 1976. Alguem sabe onde posso encontrar ? Muito obrigado.

  29. leônidas

    caaaaaaaaaara muito loca essas caminhonetes; meu sonho e comprar uma f-250 e trucar ela,um dia vou camprar uma caminhonetes antiga tambem.sou bruto,rustico e sistematico!!!!!!!!

  30. Francisca

    Sou apaixonada desde criança por caminhonete antiga o meu pai teve uma; quando casei meu marido não quiz q. eu comprasse, mas agora fikei viuva e quero realizar a comprar de uma, por favor alguem que goste e entenda, me ajude a encontrar quero uma ford antiga branca ou verde qualquer ano; de 148 em diante em bom estado.

  31. Francisca

    Todas são lindas, mas a preferida é 1953f-100 essa branca ta linda, ta show!!!!!

  32. Salomão

    Prezado Nikollas,
    Que me desculpem as outras, mas pick up é ford…ahaha!
    Amigo, gosto muito das pick up ford, tenho duas, uma 64 e outra 54 em restauração…
    Te dou os parabéns pela materia e pelo blog.
    Grande abraço.

    Salomão.

  33. arlei silva

    ola só queria saber se alguem sabe me dizer se saiu de fabrica f100 54 vampirinho 6 cilindros obrigado.

  34. ronaldo

    muito bom seu material, queria saber se e possivel colocar a cabine de uma picape ford 1929 em cima do chassis de uma f100 ou f1000 e se souber como faço em relação ao documento obrigado.

  35. Thiago William Cardoso

    São Muitas Lembras, As Ford F-1 48, Deixou Saudades, Boas Para Ser Apreciadas.

  36. ANTONIO RENILTON FRAGA

    EU GOSTE DE VER ESTAS COMIONETE ANTIGAS ME FAS MUITO BEM DE VER

  37. farias

    Bom dia ! Estou atraz de uma FORD 48, 51, 52, 55 tenho o chassi e motor a disel alguem sabe de uma para colocar em cima ?

Deixe um comentário

